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Você sabe quais as causas da cãibra?

Ela √© dolorida, chega sorrateira a qualquer hora e lugar. D√≥i tanto que √© paralisante. A C√£ibra √© uma contra√ß√£o involunt√°ria e dolorosa de um m√ļsculo ou grupo muscular que dura alguns segundos ou minutos. Ela afeta a popula√ß√£o em geral, por√©m √© comum em idosos, gestantes, pessoas com doen√ßas neuromotoras e, principalmente, esportistas.

Os principais sintomas s√£o dor e espasmo (contra√ß√£o forte do m√ļsculo), pode durar at√© 15 minutos e a √°rea acometida pode ficar dolorida at√© por 24 horas depois do epis√≥dio. A c√£ibra pode ocorrer por v√°rios motivos, entre eles: fadiga muscular, exerc√≠cio intenso, gravidez, doen√ßas end√≥crinas (hipotireoidismo, diabetes), desidrata√ß√£o, esgotamento de reservas de magn√©sio e c√°lcio, consumo de alguns medicamentos, cirrose e enfermidades vasculares.

Al√©m dessas causas, encontram-se casos de c√£ibras noturnas familiares (gen√©tica), c√£ibras essenciais que s√£o benignas, por√©m se desconhece a causa. ‚ÄúA causa exata da c√£ibra, segundo apontam estudos recentes, seria de origem neural, devido a uma hiperatividade da placa neuromotora, provocada pelo aumento da frequ√™ncia do potencial de a√ß√£o, que seria p√≥s-exerc√≠cio f√≠sico, por exemplo,‚ÄĚ aponta a fisioterapeuta e atleta da New Millen, M√īnica Riveiro.

‚ÄúAo primeiro sinal de um espasmo muscular deve-se suspender a atividade f√≠sica ou o movimento que est√° realizando, alongar e massagear a √°rea afetada. Aproveitar para hidratar-se, pois a perda de l√≠quido √© a causa mais comum de c√£ibras em esportistas‚ÄĚ, aponta Monica.

Não existe um tratamento específico para as cãibras. O importante é se condicionar e prevenir o aparecimento da dor, alimentando-se o suficiente para a carga de exercícios e hidratando-se.  Também é importante o aquecimento muscular antes de uma atividade física e depois da mesma realizar alguns alongamentos e descansar as pernas elevadas, sempre que possível.

Alimentação e Suplementação

‚ÄúPara prevenir as c√£ibras, alguns alimentos ricos em tianina, pot√°ssio, magn√©sio e c√°lcio s√£o essenciais na dieta do esportista‚ÄĚ, explica a nutricionista da New Millen, Camila Gomes.

No entanto, caso a alimenta√ß√£o n√£o seja suficiente, tamb√©m √© interessante aliar a dieta o consumo de um polivitam√≠nico, como o Poli Complex da New Millen que fornece todos os micronutrientes essenciais para a sa√ļde de quem pratica atividades f√≠sicas.

Foto: Reprodução

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