PUBLICIDADE

3.0 - NEG√ďCIOS

Como aproveitar a festa da firma no final de ano sem excessos

As tradicionais festas de confraternização estão chegando. Elas servem especialmente para unir a equipe, fortalecer o networking entre os funcionários, valorizar e reconhecer a dedicação dos colaboradores e reforçar a imagem da empresa.

Para muitos, entretanto, a ‚Äúfesta da firma‚ÄĚ gera ansiedade, especialmente para os mais reservados.

‚ÄúCom a presen√ßa dos altos cargos de lideran√ßa da organiza√ß√£o, a postura de todos ser√° avaliada. Por√©m, nada de se desesperar: trata-se de um dia para relaxar sem excessos‚ÄĚ, afirma a Master Coach e especialista em marketing pessoal Silvia Bez.

O clima informal desses eventos n√£o deve ser motivo para que as pessoas percam os limites no ambiente profissional e terminem o dia com a imagem arranhada.

‚ÄúFique atento desde o seu vestu√°rio at√© a maneira como se comporta. Isso vale para bebidas alco√≥licas, piadas, brincadeiras e observa√ß√Ķes a respeito da empresa.‚ÄĚ

Eventos de confraterniza√ß√£o tamb√©m valem como um term√īmetro do clima organizacional. ‚ÄúUma absten√ß√£o significativa deve ser levada em considera√ß√£o e o motivo para isso deve ser mapeado e corrigido. Afinal, colaboradores felizes com o trabalho e com a empresa buscam participar de momentos de congra√ßamento‚ÄĚ, completa a Master Coach.

Abaixo, Silvia Bez lista 5 dicas para aproveitar as festas de confraternização da melhor forma possível:

1) Chegue no hor√°rio marcado para o in√≠cio da festa. At√© 15 minutos de toler√Ęncia s√£o permitidos, mas n√£o v√° muito al√©m. Os atrasos deixam os organizadores ansiosos e podem ser interpretados como descaso.

2) Seja agrad√°vel, procure falar de amenidades e interagir com todos. Falar mal de chefes e colegas, bem como criticar a organiza√ß√£o nesta circunst√Ęncia, √© expressamente proibido.

3) Se você não está acostumado a tomar bebidas alcoólicas, não vá escolher justamente a festa de fim de ano da empresa para experimentar.

4) Cuidado com o vestuário. Lembre-se: diretores e colegas também estarão por lá. Procure um visual alegre e que valorize seu estilo, mas que seja também adequado ao ambiente corporativo. Fique atento ao aspecto da sua roupa, comprimento, transparências, decotes, etc.

5) Festas de final de ano s√£o sempre uma √≥tima oportunidade para voc√™ melhorar seu networking. N√£o perca esta chance se comportando como se voc√™ estivesse na √ļltima festa da sua vida. Mesmo sendo um dia de festa, voc√™ est√° com pessoas do seu ambiente de trabalho.

‚ÄúMantendo um comportamento corporativo e, o mesmo tempo, descontra√≠do, √© poss√≠vel tornar a festa um √≥timo ambiente. Aproxime-se das pessoas com quem ainda tenha pouco contato para que, no pr√≥ximo ano, o relacionamento com os colegas seja ainda mais agrad√°vel‚ÄĚ, finaliza Silvia Bez.

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE