PUBLICIDADE

7.0 - MANUALviagem

Museu Mazzaropi é ótima opção de lazer

 

Visitar o Museu Mazzaropi √© praticamente obrigat√≥rio para f√£s do cinema nacional. Fundado em 1985, o espa√ßo fica em Taubat√© (SP) e re√ļne mais de 20 mil itens sobre a vida e a obra do cineasta e comediante Am√°cio Mazzaropi, como fotos, documentos, filmes, objetos c√™nicos, m√≥veis e equipamentos.

Na d√©cada de 1970 e no in√≠cio da d√©cada de 1980, o terreno onde hoje est√£o o Hotel Fazenda Mazzaropi e o Museu serviu de est√ļdio para o tamb√©m ator, produtor, diretor, empres√°rio e comediante, famoso por criar e imortalizar o personagem Jeca Tatu. Sua produtora e distribuidora PAM Filmes (Produ√ß√Ķes Am√°cio Mazzaropi) lan√ßou sucessos como ‚ÄúJeca Tatu‚ÄĚ e ‚ÄúTristeza do Jeca‚ÄĚ.

Depois da aquisi√ß√£o do local, em 1985, e de sua recupera√ß√£o para uso como hotel, os novos propriet√°rios deram in√≠cio ao resgate da hist√≥ria. Pouco a pouco o acervo foi recuperado por meio de aquisi√ß√Ķes, doa√ß√Ķes de f√£s e de pessoas que trabalharam com o cineasta.

Em 1997, o Museu deu in√≠cio a um programa de comunica√ß√£o mais amplo e passou a fazer contatos com arquivos p√ļblicos e particulares, incluindo outros museus. Al√©m disso, passou a fomentar a pesquisa da obra do artista junto a universidades e escolas, at√© que em 2000 foi criado o Instituto Mazzaropi, cujo objetivo √© preservar e divulgar a hist√≥ria e o trabalho do artista.

O empreendimento conta hoje com um novo prédio, inaugurado em 2010, além de uma exposição de longa duração e outros projetos itinerantes. O local abriga ainda um auditório para eventos.

O Museu Mazzaropi √© um dos maiores museus privados do Brasil, com mais de mil visitantes por m√™s, entre estudantes de ensino m√©dio e de cinema e profissionais da √°rea de cultura. Mais informa√ß√Ķes podem ser obtidas no site.

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE