Na contramão da crise econômica, o mercado de suplementos alimentares segue forte graças ao perfil do consumidor nacional: vaidoso e mais preocupado com a saúde, o brasileiro não economiza na busca pela boa forma.
Ultrapassando os limites do conceito fitness esses produtos ganham cada vez mais espaço no dia a dia dos brasileiros: multivitamÃnicos e suplementos funcionais são os novos queridinhos, procurados tanto nas prateleiras das farmácias quanto nas lojas virtuais.
Em ascensão também no mundo virtual, a atividade atrai empreendedores em busca de lucros e consumidores em busca de praticidade: a expectativa é que a Black Friday aumente ainda mais estes números, tanto pelos descontos significativos quanto pela maior procura.
Apelo fitness x emagrecimento
Essa preocupação sempre esteve em voga entre os brasileiros, contudo, nos últimos anos, mais do que uma questão estética, cuidar da aparência também se tornou uma questão de saúde: dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE), reve lam que quase 57% dos brasileiros estão com excesso de peso.
Para Hickson, eventos sazonais como a Black Friday estimulam ainda mais essa demanda, não somente pelos preços convidativos, mas pela proximidade com épocas festivas e o verão, pe rÃodo no qual muitos decidem mudar de hábitos e emagrecer. De acordo com o empresário “Somente no último ano, o evento representou um crescimento de 20% no total de vendas, com um ticket médio de cerca de R$ 130,00. Para este ano esperamos dobrar esse número, em vista do histórico positivo.â€.
Brasileiro busca novidades
Com o brasileiro vivendo mais, aumenta também o interesse por produtos relacionados à saúde óssea, combate ao colesterol e, até mesmo, desempenho sexual – este último com grande adesão no e-commerce. A praticidade e até mesmo privacidade colabora para esta demanda – podendo buscar informações livremente, o consumidor se sente a vontade para procurar novidades e conhecer novos produtos.
De acordo com Hickson, para o consumidor, as novidades representam produtos melhores e mais eficazes, o que condiz com a modernização des sa indústria. Para o empresário, a diversificação é essencial para fidelizar o cliente, sobretudo no comércio eletrônico – fator que lhe gerou um crescimento de 110% no último ano.
Consumidor deve ter cautela
A busca pela “solução fabricada†sem a devida prescrição médica pode tanto frustrar os resultados estéticos quanto colocar a saúde em risco “Como o próprio nome já diz, estes produtos possuem um caráter coadjuvante na dieta, servindo apenas para complementar um plano nutricional especifico, seja ele o emagrecimento ou o fortalecimento da saúde. Fazê-lo sem orientação e sem uma mudança efetiva de hábitos pode ser ineficiente ou pior, perigoso.â€
Fotos: Divulgação