PUBLICIDADE

6.0 - ESTILO DE VIDAarte & cultura

Conheça 10 fatos de Animais Fantásticos e Onde Habitam e corra pro cinema

Uma nova fase da franquia Harry Potter começa hoje nos cinemas de todo Brasil. A estreia do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam trará à luz novos personagens e histórias do mundo mágico criado por J.K. Rowling. Mas, antes de ir ao cinema, separamos alguns fatos que você precisa conhecer sobre a trama.

Newt Scamander (Eddie Redmayne)Em Harry Portter, os alunos de Hogwarts precisam ler um livro chamado “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, do autor amante de criaturas mágicas Newt Scamander. Sua paixão pelo tema vem de sua mãe, que era criadora de hipogrifos. Foi aluno de Hogwarts quando adolescente, e pertencia à casa de Lufa-Lufa. Foi expulso da escola de magia por colocar a vida das pessoas em risco durante um acidente com uma criatura. Depois de adulto, Newt entrou para o Departamento de Regulação e Controle de Criaturas Mágicas do Ministério da Magia, primeiro trabalhando no Escritório de Relocação de Elfos Domésticos e, mais tarde, na Divisão de Bestas. Depois que seus estudos sobre animais fantásticos foram reconhecidos, a editora Obscurus Books encomendou um livro sobre as criaturas. Para escrevê-lo, Scamander viajou o mundo reunindo e documentando os animais e, no filme, faz uma parada em Nova York antes de voltar para casa.

História InéditaEm 2001, J.K. Rowling lançou o livro sob o pseudônimo de Newt Scamander. A obra nada mais é do que um catálogo de várias espécies de criaturas do mundo bruxo. A capa da primeira edição vinha com uma etiqueta “propriedade de Harry Potter”, além de diversas anotações entre as páginas – como se tivesse realmente sido usado em sala de aula. Sendo assim, a história do filme é totalmente inédita, tomando o livro de Scamander como um plano de fundo para novas histórias e personagens anteriores ao clássico Harry Potter. Ela foi roteirizada pela própria J.K. Rowling, o que garante a qualidade com a qual os fãs estão acostumados.

LocalizaçãoO filme se passa em Nova York, na década de 1920, cerca de 70 anos antes do início das aventuras vividas por Harry Potter.

Não MajsLembra dos “trouxas”? Aqueles humanos que não podem conjurar magia… Pois é, eles são chamados assim em Londres, como os fãs de Harry Potter estão acostumados. Nos Estados Unidos, onde a história se passa, eles são conhecidos como “não majs”. Essa é a primeira vez que um “não maj” terá grande destaque. Jacob Kowalski (Dan Fogler) é um padeiro simpático que acaba sendo envolvido nas confusões de Newt.

ConflitosNeste novo cenário, surge uma organização radical chamada Nova Salém, que tem a intenção de repetir a perversa caça às bruxas, ocorrida entre os séculos XV e XVIII, para aniquilar tudo o que é mágico e “anormal”.

Personagens antigosPara alegria dos fãs, o filme faz referência a Alvo Dumbledore, poderoso bruxo que se tornará diretor de Hogwarts. Aqui, Dumbledore está na casa dos 40 anos, sendo muito afeiçoado e fã de Newt. Já foi confirmado, inclusive, que ele aparecerá no próximo filme da franquia Animais Fantásticos.

VilãoAntes de Voldemort, um outro bruxo tinha raiva dos “não majs”. Gerardo Grindelwald foi um antigo amigo de Dumbledore, que se tornaria um bruxo das trevas. Os dois duelariam pela Varinha das Varinhas, anos mais tarde. Apenas na semana passada foi divulgado que Johnny Depp é o intérprete do vilão na nova saga.

Escola de magiaSe existem bruxos nos Estados Unidos, também é preciso haver uma escola de magia. J.K. Rowling apresenta um pouco da Ilvermorny, que fica localizada em Massachusetts. Assim como em Hogwarts, existem quatro casas: Serpente Chifruda, Pássaro-Trovão, Pukwudgie e Pumaruna.

DireçãoO filme é dirigido por David Yates, responsável pelos quatro últimos filmes da saga Harry Potter.

ContinuaçãoA saga Harry Potter encerrou em 2011, com a segunda parte de “Harry Potter e as relíquias da morte”. Segundo J.K. Rowling, a nova saga dentro do mundo mágico promete ser longa, com cinco filmes no total.

Fotos: Divulgação

PUBLICIDADE