PUBLICIDADE

sa√ļde

Células Tronco: Novos estudos avançam no tratamento para calvície

Conforme amplamente noticiado na imprensa, cientistas conseguiram fazer voltar a crescer cabelo, através de células humanas reimplantadas na pele de camundongos. O estudo publicado ano passado, foi um passo à frente em relação aos tratamentos existentes, que até então só eram eficazes no retardo da queda, mas não estimulavam o crescimento de novos fios.

O Dr. Erick Omar, dermatologista especializado em Tricologia (o estudo das doenças do couro cabeludo), participa do grupo de pesquisas para o tratamento da calvície com células-tronco e respondeu algumas perguntas sobre o assunto:

  1. A novidade é o tratamento com células-tronco? Como ele se dá? Faz crescer cabelo, impede nova queda?

Sim. Realmente o tratamento com as c√©lulas tronco √© o tratamento promissor da calv√≠cie.¬† O tratamento com essas c√©lulas √© chamado de Medicina Regenerativa. O cabelo √© um reservat√≥rio natural de 3 popula√ß√Ķes distintas de c√©lulas tronco. Cada uma com sua fun√ß√£o e a√ß√£o particular, que em conjunto permitem o desenvolvimento de um novo fio com as suas caracter√≠sticas espec√≠ficas ( cor, espessura, tamanho final, formato). As c√©lulas tronco mesenquimais, localizadas na gordura e papila d√©rmica capilar, s√£o respons√°veis pelo ciclo de crescimento do cabelo,tamanho e forma. A utiliza√ß√£o dessas c√©lulas provavelmente ir√° permitir um crescimento maior do pr√≥prio fio em tamanho e diminuir a queda de cabelos.

Na regi√£o chamada bulge (√°rea de inser√ß√£o do m√ļsculo piloeretor) temos as outras duas popula√ß√Ķes de c√©lulas tronco capilares. As derivadas da crista neural, que s√£o precursoras dos melanocitos, d√£o a cor ao cabelo e¬† a sua diminui√ß√£o torna os cabelos brancos. Com a utiliza√ß√£o dessas c√©lulas ter√≠amos o retorno da cor natural dos cabelos e ter√≠amos tamb√©m um excelente tratamento para o Vitiligo, pois sabemos que a possibilidade ou n√£o do retorno da colora√ß√£o da pele na √°rea afetada √© decorrente da presen√ßa ou n√£o dessas c√©lulas da √°rea acometida. A outra popula√ß√£o de c√©lulas tronco √© conhecida como c√©lulas tronco epid√©rmicas. A fun√ß√£o dessas c√©lulas √© sinalizar e controlar o surgimento de um novo fio no lugar do fio que completou o seu ciclo e caiu. Al√©m disso, s√£o importantes para a cicatriza√ß√£o completa da pele em feridas, queimaduras e at√© procedimentos cir√ļrgicos.

  1. Qual seria a duração deste tratamento? Qual a previsão de início dele no Brasil e valor estimado?

Ainda não sabemos a duração exata desse tratamento, pois ainda estamos em fase  de pesquisa. Acreditamos que em um período curto iniciaremos aqui no Brasil a utilização das células tronco no tratamento da calvície (entre 1 a 3 anos) e com valor menor que o de um transplante de cabelos.

  1. Qual é o grande diferencial deste tratamento para outros disponíveis no mercado?

Existem v√°rios diferenciais:

  1. Utilização de células próprias do paciente. Permitindo que praticamente não existam efeitos colaterais.
  2. Possibilidade de ser um tratamento definitivo. Diferente dos tratamentos atuais como finasterida, lo√ß√Ķes, shampoo, laser, mesoterapia que n√£o podem ser interrompidos, pois h√° retorno do processo.
  3. Possibilidade de melhora na quantidade, cor e volume dos cabelos.

 

Fotos: Reprodução

PUBLICIDADE