Células Tronco: Novos estudos avançam no tratamento para calvície

Conforme amplamente noticiado na imprensa, cientistas conseguiram fazer voltar a crescer cabelo, através de células humanas reimplantadas na pele de camundongos. O estudo publicado ano passado, foi um passo à frente em relação aos tratamentos existentes, que até então só eram eficazes no retardo da queda, mas não estimulavam o crescimento de novos fios.

O Dr. Erick Omar, dermatologista especializado em Tricologia (o estudo das doenças do couro cabeludo), participa do grupo de pesquisas para o tratamento da calvície com células-tronco e respondeu algumas perguntas sobre o assunto:

  1. A novidade é o tratamento com células-tronco? Como ele se dá? Faz crescer cabelo, impede nova queda?

Sim. Realmente o tratamento com as células tronco é o tratamento promissor da calvície.  O tratamento com essas células é chamado de Medicina Regenerativa. O cabelo é um reservatório natural de 3 populações distintas de células tronco. Cada uma com sua função e ação particular, que em conjunto permitem o desenvolvimento de um novo fio com as suas características específicas ( cor, espessura, tamanho final, formato). As células tronco mesenquimais, localizadas na gordura e papila dérmica capilar, são responsáveis pelo ciclo de crescimento do cabelo,tamanho e forma. A utilização dessas células provavelmente irá permitir um crescimento maior do próprio fio em tamanho e diminuir a queda de cabelos.

Na região chamada bulge (área de inserção do músculo piloeretor) temos as outras duas populações de células tronco capilares. As derivadas da crista neural, que são precursoras dos melanocitos, dão a cor ao cabelo e  a sua diminuição torna os cabelos brancos. Com a utilização dessas células teríamos o retorno da cor natural dos cabelos e teríamos também um excelente tratamento para o Vitiligo, pois sabemos que a possibilidade ou não do retorno da coloração da pele na área afetada é decorrente da presença ou não dessas células da área acometida. A outra população de células tronco é conhecida como células tronco epidérmicas. A função dessas células é sinalizar e controlar o surgimento de um novo fio no lugar do fio que completou o seu ciclo e caiu. Além disso, são importantes para a cicatrização completa da pele em feridas, queimaduras e até procedimentos cirúrgicos.

  1. Qual seria a duração deste tratamento? Qual a previsão de início dele no Brasil e valor estimado?

Ainda não sabemos a duração exata desse tratamento, pois ainda estamos em fase  de pesquisa. Acreditamos que em um período curto iniciaremos aqui no Brasil a utilização das células tronco no tratamento da calvície (entre 1 a 3 anos) e com valor menor que o de um transplante de cabelos.

  1. Qual é o grande diferencial deste tratamento para outros disponíveis no mercado?

Existem vários diferenciais:

  1. Utilização de células próprias do paciente. Permitindo que praticamente não existam efeitos colaterais.
  2. Possibilidade de ser um tratamento definitivo. Diferente dos tratamentos atuais como finasterida, loções, shampoo, laser, mesoterapia que não podem ser interrompidos, pois há retorno do processo.
  3. Possibilidade de melhora na quantidade, cor e volume dos cabelos.

 

Fotos: Reprodução


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *