PUBLICIDADE

sa√ļde

5 passos para deixar o sedentarismo de lado

Quem √© sedent√°rio sempre encontra uma boa desculpa para ‚Äúfugir‚ÄĚ da pr√°tica de exerc√≠cios. Para essas pessoas, sempre h√° um bom motivo para evitar os treinos, mesmo sabendo que a falta de atividades f√≠sicas √© prejudicial √† sa√ļde.

Pesquisas apontam que realizar exerc√≠cios regularmente √© a melhor maneira de prevenir doen√ßas cr√īnicas como c√Ęncer, hipertens√£o e diabetes. No mundo, o sedentarismo √© o quarto principal fator de risco de morte. Al√©m disso, exerc√≠cios regulares diminuem os n√≠veis de estresse, ajudam a largar h√°bitos nocivos como o √°lcool e o cigarro e propiciam a ado√ß√£o de uma alimenta√ß√£o mais saud√°vel.

‚ÄúAs famosas desculpas muitas vezes impedem o in√≠cio de uma rotina de treinos ou de uma dieta mais equilibrada. Mas essas s√£o barreiras que podem ser facilmente superadas, ao contr√°rio do que alguns acreditam. Basta ter for√ßa de vontade e um pouco de disciplina‚ÄĚ, explica Cris Senna, atleta e criadora do Desafio Vip 60, m√©todo simples e definitivo de queima de gordura corporal.

A especialista lista cinco atitudes para ‚Äúvirar a p√°gina‚ÄĚ e passar a treinar:

 

Mudan√ßa de mentalidadePense em mudar seu cotidiano, adotando uma rotina mais saud√°vel, e planeje essa transforma√ß√£o. “√Č importante colocar na cabe√ßa que √© poss√≠vel conciliar as tarefas cotidianas com as atividades f√≠sicas. Introduzir 12 minutos de treinos di√°rios j√° √© um grande passo para dar um basta no sedentarismo‚ÄĚ, ensina Cris.

Segundo ela, é importante determinar uma data para o início dos treinos e reestruturar o dia a dia para encaixar na agenda um período para os exercícios.

 

Motiva√ß√£o“Estou bem assim” √© uma das desculpas comuns que pode esconder a falta de motiva√ß√£o para treinar. ‚Äú√Č importante n√£o deixar que o des√Ęnimo ven√ßa. Muitas pessoas se matriculam em academias tradicionais, mas acabam desistindo. Quando fui propriet√°ria de uma academia, observava que muitos alunos n√£o conseguiam alcan√ßar suas metas e acabavam desestimulados. A partir da√≠, passei a desenvolver o Desafio VIP 60‚ÄĚ, conta a atleta.

Por isso, segundo a especialista, √© importante estabelecer onde se quer chegar e procurar uma reeduca√ß√£o alimentar para obter resultados j√° a curto e m√©dio prazo. “Quanto mais rapidamente os resultados forem percebidos, maior ser√° a motiva√ß√£o para continuar o treino e a novo card√°pio alimentar”, comenta Cris.

 

Inexperiência

A falta de experi√™ncia √© um fator que deve ser observado com cuidado por quem decide deixar de ser sedent√°rio. Quem nunca praticou atividade f√≠sica precisa, realmente, de orienta√ß√Ķes, al√©m de come√ßar pelos movimentos mais simples.

“O Desafio Vip 60 √© formado por quatro m√≥dulos, que v√£o do condicionamento f√≠sico b√°sico aos exerc√≠cios mais intensos e vigorosos. Cada m√≥dulo √© voltado para um perfil espec√≠fico de aluno ‚Äď sedent√°rio, iniciante, intermedi√°rio e avan√ßado. Por isso, o m√©todo √© adequado aos praticantes de qualquer n√≠vel‚ÄĚ, diz.

 

TempoPor ser uma quest√£o que afeta a vida da maioria das pessoas hoje em dia, a falta de tempo √©, provavelmente, a desculpa mais usada para manter-se sedent√°rio. ‚ÄúDe fato, freq√ľentar uma academia demanda tempo. Considerando a ida, o per√≠odo de treino e a volta, √© uma atividade que toma algumas horas do dia. Por isso mesmo, criamos um m√©todo 100% online, que ajuda as pessoas a treinar de forma r√°pida, pr√°tica e eficaz, e que pode ser executado de qualquer lugar ‚Äď dentro de casa, na praia, em um parque ou pra√ßa p√ļblica‚ÄĚ, explica Cris.

O Desafio VIP 60 exige dedicação de apenas 12 a 20 minutos diários, dependendo do módulo. O método já conta com mais de 20 mil adeptos no Brasil todo, e é possível eliminar até 20 quilos em apenas dois meses.

 

Espa√ßoDa mesma forma como acontece com o tempo, o tamanho dos im√≥veis de hoje parecem ser cada vez reduzidos. E, mesmo em condom√≠nios com √°rea de lazer, nem sempre as pessoas se sentem confort√°veis para treinar em p√ļblico. ‚ÄúIsso pode se tornar um obst√°culo para aqueles que decidem se exercitar dentro de casa ou no pr√©dio em que moram.

“Pensando nisso, todos os exerc√≠cios do Desafio Vip 60 foram desenvolvidos de forma a exigir o m√≠nimo de espa√ßo. S√£o movimentos simples e eficazes, que podem ser realizados dentro do quarto, na sala de estar ou at√© em locais da √°rea comum de um pr√©dio, como sal√£o de festas ou jardim‚ÄĚ, sugere Cris.

 

Fotos: Reprodução

PUBLICIDADE