PUBLICIDADE

saúde

Tome cuidado com as fantasias da ansiedade

Quem sofre de ansiedade sabe o quanto é difícil não se preocupar com aquilo que nem sabemos se vai acontecer. A preocupação por antecipação ocorre pelos pensamentos que nos deixam ansiosos e com receio dos acontecimentos do futuro.

Essa preocupação geralmente está relacionada com acontecimentos que são importantes para nós. Então, se você se preocupa com muita frequência com coisas que ainda não aconteceram (e que talvez nem aconteçam), saiba que existem algumas maneiras que nos ajudam a modificar isso.

Evite pensar no que está te preocupando. O primeiro passo é tentar ocupar a sua mente com algo que lhe traga bons pensamentos, evitando ficar pensando apenas no que está te deixando preocupado. No lugar de pensar sobre as coisas do futuro, tente refletir sobre as coisas do momento. O que você está fazendo, como você irá fazer, buscando os melhores caminhos para conseguir realizar o que precisa ser feito no presente.

Não fantasie sobre o futuro. Quando estamos preocupados com algo que irá acontecer, nós ficamos fantasiando sobre como e quando irá acontecer. Infelizmente, na maioria das vezes fantasiamos de uma forma negativa, acreditando que não irá dar certo. Por isso, se você se pegar fantasiando sobre as coisas do futuro, você precisa pensar que isso é apenas uma fantasia e que as coisas, na realidade, ocorrem (ou ocorrerão) de uma forma diferente.

Reflita sobre essa preocupação. Quando você está preocupado com algo, você precisa refletir sobre isso. Ou seja, você precisa entender os motivos de você estar preocupado. Quanto mais você refletir, mais rápido irá perceber que não precisa se preocupar e que algumas coisas só podem ser resolvidas no momento em que estão ocorrendo.

Fale sobre o que te preocupa. Uma maneira de diminuir a preocupação é conversando com alguém sobre ela. Conversar de uma forma em que você possa apenas “botar para fora” essa preocupação e não pedindo conselhos para os outros. Só de contar o que te preocupa, você já ficará mais aliviado.

Esteja preparado. Além de refletir e comunicar sobre a sua preocupação, a melhor maneira de lidar com ela é estar preparado para ela. Ou seja, você precisa se preparar no presente, para que no futuro, você possa lidar com a situação que está lhe preocupando. Então, em vez fantasiar sobre as coisas e ficar pensando sobre como a situação irá ocorrer, você deve procurar meios que te deixem mais preparados para enfrentar essas situações.