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Suplementos são aliados da boa alimentação mesmo para quem não pratica exercícios

Quem pensa que suplementos alimentares são apenas para atletas de alta performance ou frequentadores assíduos de academias está muito enganado. Até mesmo quem não é adepto de uma rotina de exercícios, ou ainda, idosos e vegetarianos podem colher diversos benefícios na suplementação para complementar uma alimentação com poucos nutrientes ou pela falta de determinado alimento na dieta.

De acordo com Carlos Tomaiolo, fisioterapeuta e p√≥s-graduado em fisiologia do exerc√≠cio e treinamento resistido pela USP e diretor de marketing da Integralm√©dica,¬† qualquer pessoa pode se beneficiar da suplementa√ß√£o, por√©m, a quantidade de suplemento depende do grau de esfor√ßo que ela faz. ¬†‚ÄúNa rotina que temos hoje, por menor que seja o esfor√ßo f√≠sico realizado, se voc√™ n√£o se alimentar direito pode ter o suplemento como um aliado importante‚ÄĚ, afirma Tomaiolo.

suplementos-alimentares

Ricos em prote√≠na, carboidratos e outras subst√Ęncias, atualmente existem diversos tipos de suplementos, desde os proteicos para ganhar massa muscular at√© termog√™nicos, que ajudam no emagrecimento. Entre os mais consumidos est√£o o Whey¬† protein, feito √† base da prote√≠na de leite, para defini√ß√£o muscular; ¬†Suplementos √† base de creatina; e o BCAA, constitu√≠dos por tr√™s principais amino√°cidos de cadeia ramificada para a constru√ß√£o muscular: leucina, isoleucina e valina.

Assim como na alimenta√ß√£o, √© preciso estar atento √† suplementa√ß√£o para n√£o ingerir mais calorias do que o necess√°rio. ‚ÄúConsumir mais calorias e n√£o gasta-las pode sim transforma-las em gordura, mas n√£o √© o suplemento que vai te engordar, s√£o as calorias ‚Äď que o suplemento tamb√©m tem‚ÄĚ, explica Tomaiolo.¬† Segundo o diretor da Integralm√©dica, a¬† prote√≠na do soro do leite, por exemplo, ¬†tem 120 calorias por por√ß√£o, mas se a pessoa n√£o gastar nada em exerc√≠cios, ela pode sim ter essa energia toda transformada em gordura.

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