PUBLICIDADE

7.0 - MANUAL

Aplicativo ‘Happn’ mostra o que a sua cerveja favorita diz sobre você

Outubro chegou e, para entrar no clima da Oktoberfest, o Happn, app líder de encontros que permite aos usuários descobrirem as pessoas com quem seus caminhos cruzaram na vida real, elenca algumas curiosidades sobre a bebida alcoólica mais popular na Alemanha e no Brasil e traça um perfil do apreciador de acordo com o tipo de cerveja de sua preferência.

A curiosidade mais interessante em torno da cerveja talvez seja o fato de ela ser uma bebida feminina em diversos aspectos. Descoberta há cerca de 8 mil anos, o processo de fermentação era um mistério para os povos antigos e, por isso, creditado a divindades mulheres. Na Suméria, um poema dedicado à Deusa da Cerveja, Ninkasi, revela-se uma receita para fazer a bebida. A deusa grega da agricultura e dos grãos, Ceres, tinha seus poderes ligados à bebida e até deu origem ao nome pelo qual a conhecemos hoje – Ceres Visia, o quer dizer “Aos olhos de Ceres”.

Milhares de anos mais tarde, a cerveja hoje é mais comumente associada a perfis masculinos, embora pareça que as mulheres estão retornando ao cenário a que um dia foram adoradas. Com o tempo, vieram também a evolução no processo produtivo e o surgimento de diferentes tipos e sabores da bebida fermentada. A variação mais consumida no mundo é a Lager, responsável pela venda de mais de 99% das cervejas e a mais fácil de ser encontrada. Segundo o Sindicato Nacional da Industria da Cerveja, estima-se que existam mais de 20 mil tipos da bebida no mundo. Mas o que cada uma delas diz sobre a forma como você interage durante a paquera?

Lager: um tipo relativamente novo, produzido a baixa temperatura por cerca de 8 semanas. As pessoas que têm a Lager como favorita fazem a linha comunicativa. Você geralmente vai encontrá-la em um bar ou seus arredores com uma cerveja na mão e conversando com alguém.

Pilsen: com espuma cremosa e duradoura e um sabor marcante e agradável, quem bebe Pilsen costuma ter personalidade forte. São também perfis bastante comunicativos que gostam de se divertir sem precisar gastar muito.

Ale: dividida entre vários subgrupos – podendo ser Amber, Brown ou Cream. Os fãs do tipo Amber gostam de experimentar coisas novas, mas dão valor à estabilidade. Quem prefere as Brown Ales, mais fortes e produzidas em menor quantidade, gosta de desafios e tem presença marcante. Os apreciadores da Cream, por sua vez, são um mistério. Impossível saber o que se passa na cabeça deles.

Bitter: leve e amarga, fácil de beber e com alguma personalidade. Os fãs desse tipo de cerveja são exigentes e gostam das coisas do jeito deles. Ai de quem discordar!

Stout: outra cerveja que é dividida em vários subgrupos. As Dry Stout são de coloração bastante escura e espuma muito branca. Quem curte esse tipo de cerveja é engraçado e dado a encontrar as exceções nas regras. Os apreciadores da Oatmeal Stout parecem calmos, mas é melhor não os provocar. Já os fãs da Sweet Stout são intelectuais e mais introvertidos. Raramente você os encontrará na balada. Quem sabe em um bar mais calmo e com música ambiente onde vocês possam trocar ideia sobre um bom livro que leram?