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sa√ļde

Saiba como consumir a√ß√ļcar de maneira equilibrada¬†

Para muitas pessoas, cortar aquele docinho depois do almo√ßo √© um desafio. Isso n√£o precisa se tornar um sacrif√≠cio para levar uma vida saud√°vel. De acordo com a nutricionista Marcia Daskal, o a√ß√ļcar √© um ingrediente que pode fazer parte do card√°pio, desde que seja consumido de maneira consciente e balanceada:¬†“O ingrediente com certeza torna a vida mais gostosa, mas √© preciso utiliz√°-lo sem exageros. Tem uma conta simples: quem gasta mais calorias, pode consumir mais”,¬†explica.

√Č sabido que o conceito de vida saud√°vel √© uma quest√£o de equil√≠brio, sendo aplicado em todas as facetas do cotidiano. Quando se trata de¬†h√°bitos alimentares¬†s√£o muitos os mitos, em sua maioria baseados em dietas restritivas. Para o preparador f√≠sico Marcio Atalla, “qualquer dieta que tenha muitas restri√ß√Ķes, como cortar permanentemente um ingrediente, n√£o faz bem √† sa√ļde. A limita√ß√£o leva √† compuls√£o podendo, inclusive, acarretar algum tipo de dist√ļrbio alimentar. O ideal √© ter uma alimenta√ß√£o diversificada e variada”,¬†salienta.

Ainda se tratando de a√ß√ļcar, Marcia Daskal d√° algumas dicas pr√°ticas de consumo e alimenta√ß√£o sem precisar retir√°-lo do card√°pio:

Coma por√ß√Ķes pequenas de doces¬†– Doce n√£o serve para matar a fome. Por isso, n√£o √© necess√°rio comer um monte. Voc√™ j√° se sente satisfeito com um pouquinho.

Coma devagar –¬†O sabor √© sentido apenas na boca, ent√£o, n√£o h√° vantagem em comer r√°pido. Al√©m disso, o indiv√≠duo acaba comendo mais quando come r√°pido e n√£o aproveita o gosto e sensa√ß√£o proporcionados pelo alimento. √Č importante dar tempo para o corpo entender a quantidade de comida que est√° sendo ingerida e saiba pedir o quanto √© realmente necess√°rio.

Escolha quando comer a√ß√ļcar –¬†Em produtos como p√£o, bolo, sucos, iogurtes, mostarda, molho de tomate, etc, √†s vezes, sem perceber estamos comendo o a√ß√ļcar. Dessa forma, experimente o suco, o caf√© e a fruta antes de ado√ßar. Deixe o a√ß√ļcar para os extras. Assim, sobra mais espa√ßo para consumir o a√ß√ļcar que escolhemos comer.

Prefira ter uma alimenta√ß√£o aliada √†s atividades f√≠sicas –¬†O corpo usa as calorias vindas de todos os alimentos para a manuten√ß√£o do seu metabolismo. Quando excede, ele armazena. Caminhar, usar as escadas em vez do elevador, descer um ponto antes do √īnibus, estacionar o carro um pouco mais longe, entrar no mar, dan√ßar, andar de bicicleta – s√£o todas formas de gastar energia.

Prefira comprar avulsos РDê preferência a comprar doces por unidade e não necessariamente uma caixa inteira, pois evita o estímulo ao consumo exagerado. Muitas vezes, uma boa saída é dividir a sobremesa com alguém.

Em buffets de sobremesas РEscolha qual quer comer e experimente um pouquinho para ver se vale mesmo a pena. Quantas vezes comemos e achamos que nem estava tão bom?

Preste atenção nos alimentos РEstar atento na composição do que se ingere (não calorias, mas os ingredientes que vão naquele prato ou produto).

Experimente coisas novas –¬†Uma alimenta√ß√£o diversificada √© essencial! Cada alimento possui propriedades, vitaminas e benef√≠cios diferentes que podem e devem ser explorados.

Cozinhe em casa РVocê não precisa saber fazer muita coisa, mas pode arriscar. Uma omelete pode ser um jantar melhor do que uma lasanha congelada. Juntar alguns vegetais coloridos pode dar uma salada deliciosa. Experimente!

Saiba que no dia seguinte pode comer de novo –¬†No final, se consumido com sensatez e equil√≠brio, n√£o h√° motivo para n√£o consumir o que gosta.

Foto: Reprodução

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