PUBLICIDADE

sa√ļde

Mitos e verdades sobre a proteção solar

Para muitas pessoas, o verão é a estação mais aguardada do ano. Nessa época, ficamos mais animados para curtir o sol e sair com os amigos, ir à praia, piscina, parques etc. E, para não fazer feio nessa temporada, esclarecemos alguns mitos e verdades sobre a exposição solar.

Não é necessário usar filtro solar em dias nublados

MITO РOs raios ultravioletas e infravermelhos, que causam os principais danos, atingem a pele mesmo em dias nublados ou com chuva. Por isso, é necessário utilizar o filtro solar diariamente, principalmente nas áreas de maior exposição como rosto, colo e mãos.

Filtro solar ajuda a prevenir o envelhecimento da pele

VERDADE ‚Äď Al√©m dos fatores gen√©ticos, os raios ultravioletas e infravermelhos s√£o alguns dos principais causadores do envelhecimento. A exposi√ß√£o solar sem prote√ß√£o prejudica a produ√ß√£o do col√°geno, que √© o principal respons√°vel pela firmeza da pele.

Negros n√£o precisam usar protetor solar

MITO ‚Äď Os negros apresentam maior concentra√ß√£o de melanina, que atua como filtro natural para pele, por√©m essa a√ß√£o n√£o substitui o uso do protetor solar. Independente da cor da pele, o cuidado deve ser o mesmo para manter a sa√ļde e beleza.

Acima do FPS 30 todos os protetores s√£o iguais

MITO РQuanto maior o fator de proteção solar, mais você estará protegido da radiação UVB. O FPS indica quantas vezes mais a pele estará protegida do sol. Assim, ao utilizar o FPS 30, por exemplo, a pele estará 30 vezes mais protegida; com o FPS 70, ela estará 70 vezes mais protegida.

Na hora de aplicar o produto, n√£o existe uma quantidade certa.

MITO ‚Äď A efic√°cia do protetor tamb√©m est√° relacionada com a quantidade certa de produto consumido. Se a quantidade aplicada for menor do que a indicada, forma-se uma camada mais fina do que o ideal, comprometendo o poder de prote√ß√£o descrito na embalagem.

Para não ter erro, é só seguir as seguintes quantidades:

  • 1 colher de ch√° para rosto/cabe√ßa e pesco√ßo
  • 2 colheres de ch√° para o tronco
  • 1 colher de ch√° para cada bra√ßo
  • 2 colheres de ch√° para cada perna

Basta aplicar o produto apenas uma vez ao dia

MITO РAlém da aplicação em quantidade adequada, a reaplicação periódica garante uma melhor proteção. O tempo de reaplicação depende do tipo e intensidade de exposição, do contato com água e suor e da área exposta. De forma geral, é recomendada a reaplicação a cada 2 horas ou depois de sair da água.

Posso usar o mesmo produto no rosto e no corpo

MITO РOs produtos desenvolvidos para o rosto oferecem benefícios específicos para essa região, como textura mais leve e indicação para a pele oleosa. Alguns possuem fórmula com rápida absorção, toque seco e textura leve, evitando a sensação de oleosidade.

Protetor para adulto não pode ser aplicado em crianças

MITO РProdutos de uso adulto são eficientes para qualquer idade, inclusive para as crianças. Contudo, os pequenos têm suas necessidades específicas, pois acabam ficando muito tempo dentro d’água, e o uso de produtos com maior resistência é mais indicado.

A luz do escritório não é prejudicial à pele

MITO РAo contrário do que muitos pensam, a luz artificial do escritório também emite raios capazes de provocar manchas. Mesmo que a sua intensidade não seja tão forte quanto a dos raios solares, os efeitos se acumulam com o tempo e podem causar manchas.

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE