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7.0 - MANUALesportegastronomia

Pr√© e p√≥s-treino: refei√ß√Ķes que potencializam resultados e seus benef√≠cios

Quando iniciam a pr√°tica de exerc√≠cios f√≠sicos, homens e mulheres buscam por diferentes objetivos. Seja a defini√ß√£o muscular, a perda de peso ou mesmo a busca por um percentual de gordura mais baixo, √© fato que a alimenta√ß√£o √© uma grande aliada para que as metas sejam atingidas. Muitos apelam para a dupla frango com batata doce, mas, ser√° que eles sabem os melhores hor√°rios para as refei√ß√Ķes e os seus reais benef√≠cios?

‚ÄúA refei√ß√£o pr√©-treino √© essencial, pois serve como fonte direta de energia, contribuindo para um melhor desempenho. O seu consumo √© indicado para aqueles que far√£o exerc√≠cios de longa dura√ß√£o ou com s√©ries mais intensas, que exigem mais do corpo‚ÄĚ, explica Samira Barcelos, nutricionista e personal fit. ‚ÄúOs carboidratos s√£o excelentes op√ß√Ķes para essas refei√ß√Ķes, pois s√£o de r√°pida digest√£o, esvaziamento g√°strico e absor√ß√£o, o que, consequentemente, tamb√©m acarreta no fornecimento de energia direta ao organismo‚ÄĚ, detalha.

Entretanto, a empolga√ß√£o inicial com os treinos acaba diminuindo quando a necessidade de uma alimenta√ß√£o saud√°vel se torna um empecilho por conta da correria do dia a dia. Nessa hora, as refei√ß√Ķes congeladas e saud√°veis facilitam a vida dos alunos e aumentam sua frequ√™ncia e resultados nos treinos.

J√° nas refei√ß√Ķes p√≥s-treino, a profissional se empenhou em equilibrar poucas fontes de carboidrato, com mais op√ß√Ķes de prote√≠na e fibras, trabalhando na reposi√ß√£o do desgaste muscular e no aumento da absor√ß√£o de prote√≠nas por meio do ferro contido nos vegetais.

O consumo das refei√ß√Ķes pr√© e p√≥s-treino na pr√°tica

‚ÄúO ideal √© que o consumo dos alimentos pr√©-treino seja realizado antes dos exerc√≠cios com tempo suficiente para que a sua digest√£o e forma√ß√£o de estoque energ√©tico sejam promovidos. Dessa forma, essa energia ser√° usada para o melhor desempenho e menor tempo de fadiga durante os treinos‚ÄĚ, detalha a personal it.

Ambas as refei√ß√Ķes, de pr√© e p√≥s-treino, devem ser intercaladas com uma alimenta√ß√£o saud√°vel, que inclua frutas e outros gr√£os. ‚ÄúDessa forma, os adeptos do estilo de vida fitness obter√£o uma melhor disposi√ß√£o e, consequentemente, em um treino mais motivado, o que contribui positivamente para o sistema imunol√≥gico, evitando a perda de massa magra‚ÄĚ, finaliza.

Foto: Reprodução

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