Cuidado com os ouvidos no verão

O bom funcionamento dos ouvidos é essencial para a qualidade de vida. Porém, muitas vezes, negligenciamos ou subestimamos as agressões que alguns alimentos, sons altos ou uso das hastes flexíveis podem causar.

Assim, a saúde auditiva é comprometida quando sentimos dor, inflamação, sensação de ouvido tampado, zumbido, tontura ou perda auditiva.

O zumbido, por exemplo, é uma ilusão auditiva que já atinge mais de 30 milhões de brasileiros de qualquer idade e já se tornou mais comum do que problemas bem conhecidos como diabetes, cegueira, surdez, asma ou Alzheimer.E, para a surpresa de muitos, as férias de verão são vilãs frequentes das vias auditivas, como detalha Tanit Ganz Sanchez, Otorrinolaringologista e fundadora do Instituto Ganz Sanchez. “Nessa época do ano, as pessoas nadam mais no mar e nas piscinas, consomem mais alimentos calóricos ou gordurosos e bebidas alcoólicas e também se expõem mais aos sons altos”.

Veja quais são as principais causas de problemas no ouvido.

Alimentação: As comidas praianas, como as frituras dos peixes, camarões, batatas e pasteis são ricas em gorduras. Portanto, o ideal é o consumo com moderação, principalmente para quem já tem problemas nos ouvidos ou aumento de pressão, glicose ou colesterol.

Bebidas e Fumo: O fumo e as bebidas alcoólicas também comprometem a oxigenação pela microcirculação do ouvido, causando ou piorando o zumbido, tontura e perda auditiva. Beber com moderação e evitar o fumo é essencial para a boa saúde auditiva e do restante do corpo!

Piscina e Mar: O acúmulo de água no canal do ouvido pode causar a Otite Externa, pois o local fica úmido e facilita o crescimento de bactérias ou fungos. Isso provoca dor de ouvido – que pode ficar bem forte após 3 ou 4 dias sem tratamento -, sensação de entupimento e de perda de audição temporária (enquanto durar a infecção), além de zumbido. Para evitar isso, pessoas com ouvidos sensíveis à entrada de água devem secá-los adequadamente após cada entrada na água, seja com a toalha ou pingando algumas gotas de álcool se sentir que o ouvido entupiu.

Som alto: A exposição ao som alto é uma das principais causas de zumbido no ouvido, principalmente entre os jovens. Para ir as baladas, shows e festas, comuns da temporada, é indicado até o uso de protetores auriculares, ficar longe das caixas de som e descansar os ouvidos do barulho por 10 minutos a cada uma hora.

Fotos: Reprodução


Comentários

Uma resposta para “Cuidado com os ouvidos no verão”

  1. Good day! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to
    rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.
    If you know of any please share. Appreciate it! You can read similar art here:
    Eco bij

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *