Saiba quais são os segredos para preparar a picanha

Quando o assunto é churrasco, a carne preferida dos brasileiros para ser saboreada nesses encontros gastronômicos, sem dúvidas, é a picanha, um tipo de corte de carne bovina genuinamente nacional, tirada da parte superior do boi e que é apreciada por sua maciez, suculência e sabor inconfundível.

Mas para aproveitar o máximo dos prazeres que a carne oferece, é preciso tomar alguns cuidados em sua preparação. Para ajudar a fazer bonito com seus convidados, selecionamos boas dicas para preparar a picanha. Confira:

Preparação – Existem diversas receitas para preparar a picanha, mas a melhor maneira é seguir a tradicional utilizando apenas o sal grosso, que irá temperar a carne, dando um sabor magnífico quando se une ao líquido vindo da gordura da carne. Vale ressaltar que a camada de gordura nunca deve ser retirada da picanha, isso faz com que a carne perca suas propriedades;

Corte – Há duas maneiras corretas de assar a picanha. Têm os que prefiram assá-la inteira na grelha. Já outros preferem cortá-la em pedaços, que devem ter entre dois e três dedos de diâmetro. Para cortar faça movimentos uniformes e evite o vai e vem com a faca, isso danifica a carne;

Como assar – Para assar a carne na grelha, ela deve estar a 15 cm da brasa, assim a picanha não corre o risco de entrar em contato direto com o fogo e ressecar. As peças de tamanho maior devem estar na parte de trás da churrasqueira e ficar aproximadamente por 15 minutos de um lado e entre 10 e 15 minutos no outro lado. O ponto varia de acordo com o gosto de cada um. Você também pode assar a carne no espeto, para isso é preciso tomar cuidado para não machucar a picanha ao espetá-la, tirando assim sua maciez. Primeiramente o espeto deve ser posto na brasa com a gordura da carne para cima, também a 15 cm da grelha, e o tempo entre 10 e 15 minutos cada lado. Em ambas as maneiras, se atente para que a picanha não perca o sugo, responsável por seu sabor.Seguindo essas dicas você fará bonito em seu churrasco e aproveitará o melhor da picanha, com toda sua suculência, maciez e o gosto indescritível, que seduz o paladar dos brasileiros.

Foto: Reprodução


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *