Correr pode ser a melhor opção para combater a ansiedade e a depressão

Você sabe que a corrida te ajuda a emagrecer. Já falamos aqui o quanto ela pode melhorar seu desempenho sexual. Contrariando alguns pensamentos, até revelamos que ela pode fazer bem para o seu joelho. Agora, sabia que a atividade aeróbica pode te ajudar a combater a a ansiedade e a depressão?

Um recente estudo realizado pela Universidade de Bonn, na Alemanha, descobriu que exercícios como a corrida ajuda aliviar a ansiedade.

Isso porque as atividades aeróbicas ajudam a liberar a endorfina e monoamina, neurotransmissores que desempenham um papel crucial na excitação, emoção e cognição e, dessa forma, melhoram o humor e ajudam a aliviar a ansiedade e combater a depressão.

Para chegar ao resultado, os especialistas avaliaram 10 atletas antes e após uma corrida de duas horas, com uma técnica de neuroimagem chamada Tomografia de Emissão de Pósitrons (PET). A comparação da imagem antes e depois da corrida mostrou um aumento da liberação de endorfina em algumas áreas cerebrais, localizadas na região pré-frontal e regiões límbicas do cérebro, conhecidas por funções relacionadas com as emoções.

Os cientistas observaram um significativo aumento dos níveis de euforia e bem-estar, tanto em atletas profissionais quanto em amadores. A endorfina em ação no corpo fez com que os níveis de depressão e ansiedade serem bem menores que em um indivíduo sedentário.

Essa foi a primeira vez que um estudo conseguiu mostrar o aumento da liberação de endorfina em certas partes do cérebro de atletas.

E não é só por causa disso que a corrida pode ajudar a aliviar a ansiedade. Pessoas que correm regularmente tendem a ter um padrão de respiração melhor, que aumenta a capacidade aeróbica de absorver mais oxigênio e usá-lo eficientemente.

Além disso, a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo acabam regulares. E assim, os sintomas de formigamento provocados por um ataque de ansiedade (e má circulação do sangue) também diminuem. Então você já sabe: está estressado?

Vá correr!

 

Foto: Reprodução

Fonte: ManualdoHomemModerno


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *