PUBLICIDADE

sa√ļde

Conhe√ßa os benef√≠cios dos √īmegas 3, 6 e 9

Nas prateleiras dos supermercados √© cada vez mais comum encontrarmos determinados alimentos com destaque especial para a presen√ßa de √īmega 3, 6 e 9 dentre os seus ingredientes, por√©m, poucas pessoas sabem de fato como esses elementos agem e porque seu consumo √© t√£o recomendado.

Eles desempenham pap√©is fundamentais para o bom funcionamento do metabolismo humano e s√£o encontrados, em grandes quantidades, nas carnes de peixes de √°guas frias e profundas, √≥leos vegetais, oleaginosas e sementes de linha√ßa e chia. Pertencem √† classe de ‚Äúgorduras boas‚ÄĚ que s√£o t√£o importantes para o corpo quanto qualquer outro nutriente, desde que sejam de boa qualidade e consumidas com modera√ß√£o.

O segredo está na alimentação 

Os alimentos são as fontes dos nutrientes fundamentais para o funcionamento do corpo humano, mas devido à rotina agitada, falta de tempo, e a grande oferta de produtos industrializados no mercado, a maioria das pessoas acaba se alimentando de forma inadequada e não ingere as quantidades necessárias.

A nutricionista Sinara Menezes afirma que tudo depende de um consumo balanceado. ‚ÄúQuando essas gorduras s√£o ingeridas elas assumem a fun√ß√£o de elaborar a camada lip√≠dica em torno das membranas celulares, deixando elas repletas destes √°cidos, assim, as fun√ß√Ķes das c√©lulas ocorrem de forma muito melhor‚ÄĚ. Ao contr√°rio do que muitas pessoas podem pensar, os diferentes √Ēmegas n√£o s√£o uma jogada de marketing que promete a evolu√ß√£o na sequ√™ncia do √Ēmega 3, que √© mais popular que os demais. Eles se complementam e desempenham pap√©is vitais no corpo, por isso, √© fundamental seguir uma dieta que favore√ßa a combina√ß√£o desses nutrientes, pois, o desequil√≠brio entre eles pode ser prejudicial √† sa√ļde.

Entendendo as diferenças 

omega3-gorduras-beneficas

√Ēmega 3¬†

Encontrado em grande quantidade em alguns peixes, oleaginosas e sementes de chia e linha√ßa, esse elemento √© essencial para o funcionamento de dois √≥rg√£os important√≠ssimos do corpo humano: o cora√ß√£o e o c√©rebro. Ele √© respons√°vel pela manuten√ß√£o das membranas celulares e pela sa√ļde do sistema nervoso central. A subst√Ęncia mais abundante em sua composi√ß√£o √© o √°cido alfa linol√™nico e resulta na produ√ß√£o dos √°cidos EPA e DHA no organismo, que s√£o respons√°veis pela diminui√ß√£o de triglic√©rides e o aumento do colesterol bom (HDL). Por n√£o ser produzido naturalmente pelo organismo √© importante refor√ßar a alimenta√ß√£o ou, quando necess√°rio, recorrer √† suplementa√ß√£o afim de suprir as necessidades do corpo, obviamente, sob supervis√£o m&eacu te;dica.

omega-6

√Ēmega 6¬†

Assim como o √Ēmega 3, esse elemento tamb√©m possui um papel fundamental no organismo, pois participa de v√°rios processos e s√≠nteses hormonais. Ele √© capaz de reduzir o colesterol ruim (LDL), auxiliar na forma√ß√£o das membranas celulares e da retina, ajudando na gera√ß√£o de pele e cabelos e ainda colabora para o funcionamento adequado do sistema imunol√≥gico. Al√©m disso tamb√©m ajuda na preven√ß√£o de doen√ßas como a osteoporose e auxilia na sa√ļde reprodutiva. Esse nutriente, no entanto, n√£o √© produzido pelo organismo humano e, por isso, carece de suplementa√ß√£o alimentar. Ele √© representado principalmente pelo √°cido linol√©ico e est√° presente praticamente em todos os √≥leos vegetais, principalmente nos √≥leos de milho e soja.

omega-9

√Ēmega 9¬†

A partir da presen√ßa dos √Ēmegas 3 e 6 o organismo consegue produzir essa gordura mono insaturada, mas em pequenas quantidades. Caso haja defici√™ncia ou aus√™ncia desses √Ēmegas o corpo se torna incapaz de produzi-lo. A subst√Ęncia mais abundante em sua composi√ß√£o √© o √°cido oleico, que colabora para a redu√ß√£o do colesterol, diminui a agrega√ß√£o de plaquetas e tamb√©m auxilia na preven√ß√£o de doen√ßas cardiovasculares. Ele ainda participa do metabolismo, desempenhando um papel fundamental na s√≠ntese dos horm√īnios. Esse elemento √© um anti-inflamat√≥rio e atua contra doen√ßas do cora√ß√£o e contra o envelhecimento precoce das c√©lulas. √Č poss√≠vel encontr√°-lo em alimentos como azeite de oliva, azeitona, √≥leo de canola, abacate e oleaginosas.

PUBLICIDADE