PUBLICIDADE

7.0 - MANUALviagem

Museu Catavento reinaugura Sala do DNA

A partir do dia 24 de setembro, os visitantes do Catavento Cultural e Educacional, instituição de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, poderão conferir a nova sala do DNA, na seção Vida do museu.  Acompanhados pela equipe educativa do espaço, os visitantes irão aprender muito mais sobre os estudos do DNA, com uma abordagem interativa, que mostra a importância deste código genético e como ele pode influenciar o cotidiano das pessoas.

 

Nova sala do DNA

 

A antiga sala foi desmontada para dar espaço a um novo projeto cenográfico que aborda o tema a partir de hologramas e painéis interativos. Além disso, uma escultura de 3 metros foi montada para mostrar a estrutura de uma molécula de DNA humano, uma solução para ilustrar de forma realista, já que o formato conhecido pela maioria das pessoas não condiz com o real.

 

O novo espaço, que tem 175 m² e 7 metros de altura, será composto também por um holograma que torna possível uma viagem pelo corpo humano, passando por camadas mais profundas e chegando até o núcleo da célula. Além disso, os participantes  ainda poderão bancar os detetives, auxiliando em uma investigação criminal a partir da identificação do DNA do suspeito.

 

A construção da nova sala foi fruto de uma parceria com a Bayer que já apoia outros espaços e atividades no Museu Catavento, como o Terrário, o Laboratório de Química e o Borboletário. No caso da nova sala do DNA, o local passou por uma renovação completa com o patrocínio da Bayer. “Em 2016, a Bayer comemora 120 anos no Brasil, e por este motivo resolvemos dar um presente para a cidade de São Paulo que nos acolheu tão bem”, afirma o presidente da multinacional alemã, Theo van der Loo.

11

Sobre o Catavento

 

Fruto de parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, o espaço foi inaugurado em março de 2009. São mais de 250 instalações, em oito mil metros quadrados, divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade), cada uma delas elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes.

 

Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Júlio César e Gandhi, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo.

PUBLICIDADE