PUBLICIDADE

sa√ļde

Como se proteger da Febre Amarela

Desde que os casos de febre amarela começaram a aumentar, a preocupação com a doença e a busca por vacinas cresceram. A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus, que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de uma pessoa para outra.

Segundo a infectologista Dra. Célia Beltrão, o surto que está acontecendo é silvestre, e a melhor forma de evitar a doença é evitando entrar em áreas de risco.

‚ÄúO alerta √© especialmente para as pessoas que moram nas √°reas afetadas, ou v√£o viajar para esses locais. Apesar da vacina ter efic√°cia ap√≥s 10 dias de ser administrada √© a primeira recomenda√ß√£o para se proteger e se tornar imune.‚ÄĚ, afirma a infectologista.

Os sintomas iniciais da doen√ßa inclui febre de in√≠cio s√ļbito, calafrios, dor de cabe√ßa, dores no corpo em geral, n√°useas e v√īmitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icter√≠cia (colora√ß√£o amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, insufici√™ncia de √≥rg√£os. O per√≠odo em que o v√≠rus ir√° se manifestar no homem varia de tr√™s a seis dias ap√≥s a picada do mosquito infectado, podendo se estender para at√© 15 dias. A maioria das pessoas apresentam melhora ap√≥s os sintomas iniciais. Por√©m, a febre amarela pode levar √† morte em cerca de uma semana, se n√£o for tratada rapidamente.

Segundo informa√ß√Ķes do Minist√©rio da Sa√ļde, desde o inicio do surto, em Dezembro de 2016, j√° foram notificados 1.230 casos, sendo que 890 est√£o em investiga√ß√£o, 234 confirmados e 106 descartados. Em rela√ß√£o aos √≥bitos, s√£o 197 casos, sendo 80 confirmados e 115 em investiga√ß√£o e apenas 2 descartados. At√© o momento s√£o 6 estados em situa√ß√£o epidemiol√≥gica, s√£o eles Minas Gerais, Espir√≠to Santo, Bahia, S√£o Paulo, Rio Grande do Norte e Tocantins. J√° foram enviado aos estados 12, 5 Milh√Ķes de doses da vacina contra a Febre Amarela.

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE