PUBLICIDADE

7.0 - MANUAL

Lata X Garrafa: As embalagens alteram a qualidade da cerveja?

Discuss√£o constante nas mesas dos bares, a diferen√ßa entre as cervejas de lata e de garrafa ainda dividem opini√Ķes. Muitos apreciadores preferem a cerveja de garrafa por acreditar que conserva melhor o produto ou que a forma de envase √© menos industrializada do que a de lata, mas ser√° que essas afirma√ß√Ķes t√™m fundamento?

Segundo a beer sommelier da Mr. Beer, Marina Cervi, além de ser mais prática do que as garrafas de vidro, as latas também são facilmente recicladas, o que contribui para o meio ambiente.

Para esclarecer algumas d√ļvidas, a beer sommelier da marca separou alguns mitos e verdades sobre a lata. Confira:

CERVEJA DE GARRAFA √Č MAIS GOSTOSA QUE A DE LATA

MITO: O recipiente não interfere no sabor, pois tanto a lata como a garrafa não transferem sabores para a bebida. Antigamente isso poderia acontecer nas latas, já que ainda não existia uma tecnologia que impedisse a transferência de sabores metálicos do recipiente para o líquido. Hoje em dia a lata possui na sua parte interna uma película que funciona como camada protetora. Acredito que ainda existe certo preconceito com latas por isso.

16-9

LATA PROTEGE MELHOR CONTRA A LUZ

VERDADE: A iluminação, natural ou artificial, pode causar um defeito na cerveja chamado light-struck, que nada mais é que um aroma desagradável, muito associado com o cheiro de gambá. A lata, por não ser transparente, protege a cerveja do contato com a luz um pouco mais do que a garrafa. Garrafas de vidro marrom são um pouco mais protegidas desse problema do que outras. No geral, quanto mais escura a garrafa for, ou mais vedada por fora, mais protegida estará a bebida.

latas_cerveja

LATA GELA MAIS R√ĀPIDO

VERDADE: Apesar de sua √≥tima prote√ß√£o √† luz, as latas de alum√≠nio s√£o mais vulner√°veis √†s varia√ß√Ķes de temperatura. Gelar mais r√°pido pode ser uma vantagem para muitos. Por√©m, da mesma forma que ela gela mais r√°pido, ela tamb√©m esquenta mais r√°pido. Por isso deve-se tomar cuidado com as varia√ß√Ķes de temperatura, pois podem alterar o gosto da cerveja se repetida diversas vezes.

existe-diferenca-entre-cerveja-de-lata-e-garrafa-2

O VENCIMENTO DA¬†CERVEJA DE LATA √Č MENOR

MITO: Para aumentar o prazo de validade da bebida elas passam por um processo de pasteurização, que pode ser feito tanto na de lata quanto na de garrafa.