Discussão constante nas mesas dos bares, a diferença entre as cervejas de lata e de garrafa ainda dividem opiniões. Muitos apreciadores preferem a cerveja de garrafa por acreditar que conserva melhor o produto ou que a forma de envase é menos industrializada do que a de lata, mas será que essas afirmações têm fundamento?
Segundo a beer sommelier da Mr. Beer, Marina Cervi, além de ser mais prática do que as garrafas de vidro, as latas também são facilmente recicladas, o que contribui para o meio ambiente.
Para esclarecer algumas dúvidas, a beer sommelier da marca separou alguns mitos e verdades sobre a lata. Confira:
CERVEJA DE GARRAFA É MAIS GOSTOSA QUE A DE LATA
MITO: O recipiente não interfere no sabor, pois tanto a lata como a garrafa não transferem sabores para a bebida. Antigamente isso poderia acontecer nas latas, já que ainda não existia uma tecnologia que impedisse a transferência de sabores metálicos do recipiente para o lÃquido. Hoje em dia a lata possui na sua parte interna uma pelÃcula que funciona como camada protetora. Acredito que ainda existe certo preconceito com latas por isso.
LATA PROTEGE MELHOR CONTRA A LUZ
VERDADE: A iluminação, natural ou artificial, pode causar um defeito na cerveja chamado light-struck, que nada mais é que um aroma desagradável, muito associado com o cheiro de gambá. A lata, por não ser transparente, protege a cerveja do contato com a luz um pouco mais do que a garrafa. Garrafas de vidro marrom são um pouco mais protegidas desse problema do que outras. No geral, quanto mais escura a garrafa for, ou mais vedada por fora, mais protegida estará a bebida.
LATA GELA MAIS RÃPIDO
VERDADE: Apesar de sua ótima proteção à luz, as latas de alumÃnio são mais vulneráveis à s variações de temperatura. Gelar mais rápido pode ser uma vantagem para muitos. Porém, da mesma forma que ela gela mais rápido, ela também esquenta mais rápido. Por isso deve-se tomar cuidado com as variações de temperatura, pois podem alterar o gosto da cerveja se repetida diversas vezes.
O VENCIMENTO DA CERVEJA DE LATA É MENOR
MITO: Para aumentar o prazo de validade da bebida elas passam por um processo de pasteurização, que pode ser feito tanto na de lata quanto na de garrafa.