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sa√ļde

As diferenças entre o vegano e o vegetariano

A preocupa√ß√£o crescente com a sa√ļde, o meio ambiente e o respeito aos direitos dos animais, faz com que o cuidado com a alimenta√ß√£o seja tratado com cada vez mais aten√ß√£o. Para se ter uma ideia, apenas no Brasil, s√£o mais de 15 milh√Ķes de pessoas que n√£o consomem carne, conforme atestou pesquisa realizada pelo IBOPE, em 2012. Por√©m, dentro desse universo que ganha cada vez mais adeptos existem certas divis√Ķes e terminologias que diferenciam as pr√°ticas de cada grupo. E a principal delas √©: Quais as diferen√ßas entre um vegano e um vegetariano?

Segundo a nutricionista Cyntia Maureen, a principal diferen√ßa entre as duas pr√°ticas √© que o vegetariano n√£o consome carne, mas ainda tem em seu card√°pio alimentos de origem animal, como o ovo e o leite. ‚ÄúJ√° os veganos excluem da dieta todo e qualquer produto de origem animal, al√©m disso, tamb√©m n√£o consomem nada que seja testado em animais ou possuem alguma mat√©ria prima animal, como certos rem√©dios, sabonetes, maquiagens, sapatos, cosm√©ticos em gera, entre outros‚ÄĚ, explica.

Portanto, de acordo com a especialista, o veganismo √© uma filosofia de vida. ‚ÄúSer vegano n√£o est√° relacionado apenas com a alimenta√ß√£o, mas sim com um estilo de vida, que procura evitar a explora√ß√£o de animais para a fabrica√ß√£o de produtos, sejam eles aliment√≠cios ou n√£o‚ÄĚ.

Benefícios de excluir a carne do cardápio

Cyntia ainda destaca que o fato de não comer carne (no caso dos vegetarianos) ou nada de origem animal (no caso dos veganos) não implica necessariamente em uma alimentação saudável, até porque essas dietas não abolem refrigerantes e doces, por exemplo.

Ent√£o, para que a substitui√ß√£o da carne seja feita com sucesso, o segredo √© uma ingest√£o equilibrada de verduras, gr√£os, leguminosas. ‚ÄúUma alimenta√ß√£o vegetariana ou vegana de baixa gordura, e grandes quantidades de fibras, ferro, c√°lcio e vitaminas resulta diretamente na queda dos √≠ndices glic√™micos e na redu√ß√£o do colesterol, o que auxilia na preven√ß√£o de doen√ßas cardiovasculares, al√©m de diminuir o risco de desenvolvimento de c√Ęncer, principalmente o colorretal‚ÄĚ.

Al√©m disso, como priorizam a sa√ļde e evitam usar recursos que afetam o ambiente e os animais, vegetarianos e veganos, em sua maioria, s√£o pessoas com h√°bitos menos sedent√°rios. ‚ÄúMuitos trocam o carro pela bicicleta, praticam caminhadas ou esportes ao ar livre para terem contato com a natureza‚ÄĚ.

 Vitamina B12

Por√©m, apesar dos seus in√ļmeros benef√≠cios, a nutricionista alerta que quem opta por excluir a carne da dieta, deve acompanhar constantemente os n√≠veis da vitamina B12, que est√° presente apenas na prote√≠na animal, leite, queijos, ovos e suplementos. ‚ÄúCaso percebam alguma altera√ß√£o, devem buscar orienta√ß√£o m√©dica para que seja ministrada uma correta suplementa√ß√£o do nutriente. Esse acompanhamento √© muito importante, principalmente, para dietas estritas vegetarianas. Em rela√ß√£o aos outros nutrientes, eles podem ser facilmente encontrados em alimentos vegetais, dos quais destaco ervilha, chia, feij√£o, gr√£o de bico, quinoa, nozes, gergelim e soja como os mais completos‚ÄĚ.

Por fim, Cyntia destaca que o mais importante quando o assunto √© vegetarianismo e veganismo √© a informa√ß√£o. ‚ÄúQuanto mais a pessoa conhecer a proced√™ncia do que consome, as necessidades do pr√≥prio corpo e a composi√ß√£o de uma dieta equilibrada, que seja capaz de fornecer os nutrientes necess√°rios, mais certeza ela ter√° de que est√° no caminho certo quanto aos seus h√°bitos alimentares, melhorando assim sua qualidade de vida‚ÄĚ, conclui.

Fotos: Reprodução