PUBLICIDADE

sa√ļde

7 coisas que você precisa saber sobre diabetes

O diabetes √© caracterizado pela defici√™ncia da produ√ß√£o ou da a√ß√£o de insulina, um horm√īnio produzido pelo p√Ęncreas. Quando isso acontece, √© causado um aumento da glicose (a√ß√ļcar) no sangue. Por conta da semana nacional do diabetes, conversamos com a Dra. Ana Paula Cavalcante Normando, endocrinologista do Hospital e Maternidade S√£o Luiz An√°lia Franco, para saber mais sobre essa doen√ßa:

1- S√£o v√°rias as diferen√ßas entre os tipos de diabetes, apesar deles terem quase as mesmas manifesta√ß√Ķes cl√≠nicas.¬† O diabetes tipo 1 acomete mais crian√ßas e adolescentes e ocorre quando h√°¬†destrui√ß√£o autoimune das c√©lulas produtoras de insulina. ‚ÄúO¬†tratamento para esse tipo √© feito somente com a reposi√ß√£o de insulina e o comprometimento gen√©tico tamb√©m √© mais evidente‚ÄĚ, explica a especialista. J√° o diabetes tipo 2 acomete mais pessoas adultas, al√©m de estar mais relacionado com a obesidade, e pode ser tratado tanto com rem√©dios orais e insulina.

2- Hábitos ruins de vida, principalmente alimentares e sedentarismo, contribuem para o surgimento do diabetes tipo 2. Já a prática de exercícios pode ajudar a controlar a glicemia, mas é importante ter orientação médica e de um profissional de educação física.

3- Segundo a m√©dica, a hiperglicemia (excesso de glicemia) pode levar a altera√ß√Ķes de quase todos os tecidos e √≥rg√£os, mas principalmente dos rins e da retina. A hipoglicemia, quando h√° baixo n√≠vel de a√ß√ļcar no sangue, pode levar a um quadro grave, e √†s vezes irrevers√≠vel, de confus√£o mental e at√© coma.

4- Se o diabetes n√£o for tratado adequadamente, podem surgir complica√ß√Ķes cr√īnicas e agudas, como p√© diab√©tico,¬†infarto do mioc√°rdio e¬†acidente vascular cerebral.

5- ‚ÄúCom uma dieta adequada no combate √† obesidade e, principalmente, a pr√°tica de atividades f√≠sicas √© poss√≠vel evitar o diabetes tipo 2‚ÄĚ, orienta a endocrinologista.

6- O diabetes tamb√©m pode ser desencadeado por fatores gen√©ticos associados a outras doen√ßas, como a acromegalia, causada pela produ√ß√£o excessiva do horm√īnio do crescimento, e s√≠ndrome de Cushing, provocada pela alta concentra√ß√£o de horm√īnio cortisol no corpo. Outro fator √© o uso cr√īnico de medica√ß√Ķes como¬†corticoides.

7- Embora ainda não exista cura para nenhum dos dois tipos de diabetes, é possível que o paciente leve uma vida normal durante o tratamento, que controla a glicose presente no sangue para evitar picos ou quedas ao longo do dia.

 

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE