PUBLICIDADE

7.0 - MANUALbebidasgastronomia

5 harmonizações de cerveja com espetinhos

O espetinho é uma forma muito prática e simplificada de fazer churrasco – tem os de legumes, queijos, diferentes cortes de carne, entre outros –, uma ótima opção para harmonizar com boas cervejas. Confira aqui algumas opções de harmonizações de cerveja com espetinhos sugeridos por Daniel Wolff, sommelier de cervejas e diretor da rede Mestre-Cervejeiro.com!

Espetinho de frango x Moagem Guavira Wit

Para iniciar o churrasco, vamos de espetinho de frango ao molho Masala Chutney, que é bastante condimentado e levemente picante e uma Witbier como a Moagem Guavira Wit. O aroma cítrico e condimentado da cerveja combinam com as especiarias do molho, enquanto o leve dulçor do maltes absorve a picância do gengibre e combina com o gosto caramelizado do frango grelhado.

Outras opções: Hefeweizen, Bohemian Pilsner

 

Espetinho de coração x Anchor Liberty Ale

O espetinho de coração é uma iguaria clássica do churrasco brasileiro, muitos estrangeiros não gostam, mas nós adoramos. Como sempre vem bem temperado é uma delícia, e junto com um molho agridoce e levemente apimentado como o Biquinho e Cachaça Barbecue então, fica ainda melhor. O conjunto da obra pede uma cerveja um pouco mais intensa como a Anchor Liberty Ale. Esta cerveja, que foi lançada nos anos 1970 como American IPA mas hoje é considerada uma American Pale Ale (APA), apresenta aromas cítricos em destaque e na boca baixo dulçor e médio amargor. Aqui o lúpulo é o protagonista combinando com os temperos da carne, cortando sua untuosidade e equilibrando o dulçor do molho.

Outras opções: Vienna Lager, Porter

Espetinho de alcatra x Fürst English Ale

Um dos cortes bovinos mais populares para se assar na grelha, a alcatra é uma carne muito saborosa e suculenta que rende ótimos espetinhos. Uma ótima opção de estilo de cerveja para harmonizar com este corte é a Fürst English Ale, do estilo Extra Special Bitter (ESB). Para incrementar a experiência ainda servimos a carne com um pouco de pimenta Chipotle com goiaba. O perfil maltado da cerveja, remetendo a caramelo, combina perfeitamente com o sabor caramelizado da carne grelhada, enquanto suaviza a picância da pimenta.

Outras opções: American IPA, Bock

Espetinho de linguiça x Dogma The Wallace

Existe uma grande variedade de linguiças no mundo – só na Alemanha são mais de 1.000 – e suas diferentes características pedem diferentes estilos de cerveja para harmonizar. Aqui temos linguiça calabresa cheia de sabor, picante e levemente salgada e escolhemos o molho de pimenta Habanero e Bacon que tem perfil defumado para intensificar o sabor. Uma combinação dessas pede uma cerveja potente e maltada, escolhemos a Dogma The Wallace. As variedades de maltes que são característicos do estilo Strong Scotch Ale tem perfil caramelado, adocicado e leve defumado. O dulçor presente da cerveja suaviza a picância do molho e o alto teor alcoólico ajuda a limpar o palato e os gostos defumados se complementam.

Para uma experiência igualmente incrível prove também com uma Rauchbier.

Outras opções: Dubbel, Rauchbier

Espetinho de queijo coalho x Harviestoun Old Engine Oil

O queijo coalho é um clássico do Nordeste brasileiro e apreciado por todo o país. Rico em sabor, salgado e com textura firme, é um queijo ideal para colocar na brasa. Molhos doces e apimentados fazem um ótimo acompanhamento, por isso escolhemos o molho De Cabrón Sweet Chili que é quase uma geleia de pimenta. Harmonizações de cerveja com queijo geralmente são muito boas, mas esta aqui ficou sensacional. O médio dulçor da cerveja se equilibra com o dulçor e picância do molho, enquanto o gosto do queijo se mistura com o perfil torrado dos maltes da cerveja, gerando um novo sabor que lembra doce de leite e permanece na boca. Uma ótima opção tanto para começar quanto para terminar os trabalhos!

Outras opções: Saison, Belgian Dark Strong Ale

Fotos: Divulgação

PUBLICIDADE