PUBLICIDADE

3.0 - NEG√ďCIOS

8 coisas que mudam para sempre depois de morar fora

Mudar para o exterior e começar do zero em um país desconhecido é uma das experiências mais desafiadoras e, ao mesmo tempo, aterrorizantes.

A vida que conhece ir√° mudar ‚Äď e n√£o estamos s√≥ falando de endere√ßo e marcas de detergente. A¬†EF Education First Interc√Ęmbio, l√≠der mundial em interc√Ęmbio e cursos no exterior, listou algumas coisas que mudam para sempre na vida de seus alunos depois que eles moram no exterior.

1- O LAR√Č ONDE EST√Ā O CORA√á√ÉO

Quando mudar para o exterior, voc√™ far√° parte de um clube especial: ter√° duas casas, duas l√≠nguas e dois tipos de moeda em sua carteira. N√£o vamos t√£o longe e dizer que ter√° duas personalidades mas, sem d√ļvida, far√° parte de dois mundos ‚Äď a sua velha e nova casa. Os dois mundos v√£o, com o passar do tempo, se tornar cada vez mais parecidos.

2 – MAIS VALOR AOS PRESENTINHOS

Apesar de ser possível encomendar tudo e mais um pouco pela internet, receber um pacote de mimos (uma caixa com guloseimas ou lembranças de sua família e amigos) é melhor que receber presente do Papai Noel. Claro que qualquer comida que venha no pacote te fará mil vezes melhor do que a comida no seu novo país. Esse é o ponto em que tem que escolher a sua estratégia de ataque ao pacote de mimos: ou devora tudo de uma vez sem deixar rastros ou se torna um mestre em racionalizar e um gestor de prazos de validade para que cada item renda o máximo possível.

3 – AS AMIZADES SE INTENSIFICAM

Ao mudar-se para o exterior você tem que colocar uma grande extensão de água entre você e as pessoas queridas e isso é extremamente difícil. Aprenderá rapidamente quem são as pessoas que fazem o possível e o impossível para manter contato e quem são as pessoas que se desligam de você. Acaba sendo uma versão sentimental de selecionar as roupas que quer manter e aquelas que não te servem mais.

4 РA CULPA NÃO DESAPARECE

Lembra da cara que a sua m√£e fez quando soube que voc√™ n√£o ia para casa para o almo√ßo de domingo, mas voc√™ prometeu que iria na semana seguinte? Agora imagine essa mesma cara quando estiver tentando explicar que n√£o vai para casa no Natal porque n√£o conseguiu tirar f√©rias (ou porque tem uma viagem com amigos e n√£o tinha como dizer que n√£o). Ah, e provavelmente n√£o ter√° tempo para fazer uma visita at√© o ver√£o. V√£o existir viagens cheias de culpa ‚Äď fa√ßa um esfor√ßo para focar em qualidade e n√£o quantidade, ver√° que se torna mais f√°cil equilibrar tudo.

5 – O SHOW TEM QUE CONTINUAR

A vida √© dura: coisas emocionantes acontecer√£o sem voc√™ ‚Äď os seus amigos v√£o se casar, beb√™s ir√£o nascer e festas imperd√≠veis ir√£o acontecer. Provavelmente ir√° perder muitos destes eventos e s√≥ poder√° v√™-los atrav√©s das redes sociais. √Č dif√≠cil de aceitar, mas ‚Äď e pode ou n√£o haver um lado positivo ‚Äď os seus amigos v√£o sentir exatamente o mesmo quando virem as experi√™ncias fant√°sticas que voc√™ est√° vivendo.

6 – VER√Ā A SUA CASA DE UMA NOVA FORMA

Voc√™ pode ter mudado para o exterior para fugir do clima ou por conta das ruas ca√≥ticas e movimentadas de sua cidade. No entanto, se voc√™ mostrar a uma pessoa de outro pa√≠s como √© o seu local, as fotos e descri√ß√Ķes ir√£o deixar a pessoa fascinada e interessada em conhecer. Ver essas novas perspectivas te far√£o valorizar sua cidade ou pa√≠s e parar de reclamar tanto. A aus√™ncia faz com que o cora√ß√£o se torne mais caloroso e, possivelmente, mais patriota ‚Äď especialmente quando tiver que torcer por um pa√≠s diferente do seu num jogo de futebol.

7 – COME√áAR√Ā A AGIR COMO UM LOCAL

Pouco a pouco voc√™ se tornar√° um morador. Comece aprendendo a l√≠ngua local, mas saiba que isso vai muito al√©m de compreender as conversas. No fim das contas, saber√° quando ir ao mercado para fazer as melhores compras, voc√™ encontrar√° um caf√© onde as pessoas saber√£o o que voc√™ quer antes mesmo de fazer o pedido e discutir√° as pr√≥ximas elei√ß√Ķes com um conhecido no √īnibus. Apesar de nunca se tornar t√£o local quanto algu√©m que nasceu nessa nova cidade, voc√™ ir√° assimilar e se pegar ‚Äúfazendo o que os locais fazem‚ÄĚ ‚Äď fazer parte de uma nova cultura √© uma experi√™ncia fant√°stica.

8 – CASA? CASA!

Vai ser dif√≠cil responder onde √© a sua casa, visto que envolver√° uma longa explica√ß√£o (ver o item 1). √Äs vezes √© realmente onde o cora√ß√£o est√° (ou onde est√° aquela pessoa por quem est√° caindo de amores). Outras vezes ser√° onde passou a sua inf√Ęncia ou onde viveu durante um evento especial em sua vida. Para alguns, lar √© onde o notebook se conecta ao WiFi automaticamente.

PUBLICIDADE