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4 h√°bitos posturais que prejudicam a coluna

Problemas na coluna tais como lombalgia, hérnia e escoliose geralmente são resultados de posturas erradas em atividades cotidianas e também de alguns hábitos adotados ao longo da vida.

A fisioterapeuta e especialista em traumatologia e ortopedia, Patr√≠cia Prieto, explica que outro grande problema que contribui para o surgimento de problemas cervicais √© o v√≠cio postural. ‚ÄúCom o passar dos anos as pessoas acabam criando h√°bitos que acarretam em um desequil√≠brio postural e consequentemente les√Ķes em todo o tronco. Por exemplo, cruzar a perna sempre para o mesmo lado ao sentar, carregar a bolsa no mesmo ombro, entre outros‚ÄĚ.

De acordo com a fisioterapeuta, √© preciso desenvolver consci√™ncia corporal a partir de atividades f√≠sicas di√°rias. ‚Äú√Č poss√≠vel ir corrigindo a postura a partir de um simples alongamento em casa mesmo, al√©m de praticar exerc√≠cios, principalmente os de baixo impacto, como hidrogin√°stica, pilates e yoga. Mas se as dores forem intensas e frequentes elas precisam ser investigadas por um especialista‚ÄĚ, explica.

Conheça os principais hábitos posturais que prejudicam a coluna:

1 – Mochila ou bolsa muito pesada
Segundo a especialista, o peso é uma das piores coisas para a coluna e por isso, deve-se tomar muito cuidado ao usar mochilas ou bolsas.

No caso das mochilas, elas devem estar sempre apoiadas nos dois ombros e com as alças bem ajustadas às costas. De outra forma o peso fica desequilibrado empurrando um dos ombros mais para baixo e deixando o quadril torto. O peso máximo de uma mochila deve ser equivalente a 10% do peso da pessoa que irá carregá-la.

Já com as bolsas, o ideal é dar preferência aos modelos com alça transversal para equilibrar o peso nas duas partes do corpo, mas se for utilizá-la em apenas um ombro evite às que sejam muito grandes.

2 – Cruzar as pernas
Hábito comum entre homens e mulheres e que prejudica a postura pois cria um desnível do quadril e faz com que a coluna lombar fique inclinada. O ideal é sentar-se com as pernas entreabertas com os dois pés apoiados no chão e a coluna ereta.

3 – Salto alto
Prieto explica que o uso constante de salto pode trazer malef√≠cios n√£o apenas para a coluna, mas tamb√©m les√Ķes nos p√©s e tornozelos. Isso acontece porque o salto altera o centro de gravidade do corpo para frente e para compensar √© necess√°rio empinar os gl√ļteos, provocando um aumento da lordose, entorse do tornozelo, tendinite, entre outros problemas.

De acordo a fisioterapeuta o salto ideal para se usar no dia a dia deve ser o de formato quadrado e ter, no máximo, três centímetros permitindo que o peso do corpo fique distribuído igualmente, o que evita o aumento da pressão no antepé.

4 – Usando o computador
Outro h√°bito que impacta milh√Ķes de brasileiros diariamente √© a postura incorreta ao utilizar o computador. Ao fazer o uso, o ideal √© que os antebra√ßos estejam apoiados na mesa de trabalho e √© importante evitar tor√ß√Ķes de corpo inteiro. Neste caso o ideal √© usar cadeiras que girem com facilidade e assim manter a coluna ereta.

Outra dica √© ajustar a tela do computador para que ao olhar o queixo permane√ßa paralelo ao ch√£o. ‚ÄúEvite baixar a cabe√ßa para ler ou escrever. A cabe√ßa pesa em m√©dia 5 Kg e ao baix√°-la para ler a coluna ter√° que suportar um peso que pode chegar a 13 Kg‚ÄĚ, conclui.

 

Foto: Reprodução

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