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Você vive cansado e doente? O problema pode ser a falta de um mineral!

O magn√©sio √© essencial para o bom funcionamento do organismo. Todos os √≥rg√£os do corpo utilizam esse mineral, em especial o cora√ß√£o, os rins e os m√ļsculos. Boa parte do magn√©sio que consumimos se armazena nos ossos. Da√≠ a import√Ęncia dele para tornar os ossos fortes e resistentes.

Como apenas 1% do magn√©sio do nosso corpo se encontra no sangue, uma an√°lise do sangue n√£o ser√° suficiente para diagnosticar a defici√™ncia do mineral. Por isso √© bem poss√≠vel seu corpo estar com car√™ncia de magn√©sio e voc√™ n√£o saber disso, raz√£o pela qual a defici√™ncia de magn√©sio tem sido apelidada de “defici√™ncia invis√≠vel”.A principal forma de assimilar magn√©sio √© pela alimenta√ß√£o. Infelizmente, o solo brasileiro √© pobre em magn√©sio, mais presente em terras vulc√Ęnicas. O resultado √© que possivelmente 80% da nossa popula√ß√£o n√£o est√° recebendo magn√©sio suficiente e pode ser deficiente dele.

A quantidade diária de magnésio recomendada para mulheres é de 310-320 miligramas e para os homens é de 400-420 miligramas. Mas há quem defenda, como o dr. Carolyn Dean, médico e naturopata americano, uma dose um pouco maior que o padrão recomendado, para se fortalecer e ajudar o organismo a funcionar corretamente.

 

Os principais sintomas da deficiência de magnésio são:

  • Perda do apetite
  • Constipa√ß√£o
  • Dores de cabe√ßa
  • Vertigem e tontura
  • N√°useas
  • Fraqueza e cansa√ßo constante
  • Press√£o no peito e dificuldade em engolir, com sensa√ß√£o de “caro√ßo” na garganta
  • Tremores
  • Ins√īnia

 

Se a deficiência for grave, os sintomas também serão mais graves:

  • C√£ibras frequentes
  • Fotofobia (sensibilidade √† luz)
  • Vis√£o turva
  • Intumescimento e formigamento nas extremidades
  • Convuls√Ķes
  • Mudan√ßa de humor
  • Alucina√ß√Ķes e del√≠rio
  • Ritmo card√≠aco anormal
  • Degenera√ß√£o da cartilagem

 

Uma boa maneira de saber se voc√™ est√° assimilando magn√©sio suficiente √© o “teste do intestino”: voc√™ sabe quando voc√™ tem muito magn√©sio quando as fezes tornam-se “frouxas”, macias. A pris√£o de ventre pode ser, portanto, uma das muitas maneiras de manifesta√ß√£o da defici√™ncia de magn√©sio.

O magn√©sio participa de nada mais, nada menos que 350 rea√ß√Ķes enzim√°ticas necess√°rias √† vida! Infelizmente, o poder dele tem sido subestimado ao longo do tempo.

 

Dicas para aumentar os n√≠veis de magn√©sioUma boa maneira aumentar o magn√©sio no corpo √© consumir sucos verdes. Opte por alimentos org√Ęnicos, pois os fertilizantes e herbicidas impedem a absor√ß√£o de magn√©sio. Al√©m disso, consuma sempre uma boa quantidade de alimentos crus porque, quando eles s√£o altamente processados ou cozidos, o magn√©sio diminui.

A vitamina D facilita a absor√ß√£o de magn√©sio no corpo. Evite bebidas alco√≥licas porque o √°lcool atrapalha a absor√ß√£o de vitamina D e, por consequ√™ncia, de magn√©sio. O consumo excessivo de a√ß√ļcar tamb√©m interfere negativamente na absor√ß√£o de magn√©sio. O mesmo acontece com a cafe√≠na.

 

Conheça algumas fontes naturais de magnésio:

  • Algas marinhas
  • Peixes
  • As folhas verdes
  • Frutas como banana, damasco, p√™ssego e ameixa
  • Cacau puro e chocolate amargo
  • Gr√£os e sementes como a de ab√≥bora, gergelim, girassol, lentilha e ervilha
  • Cereais como aveia e arroz integral
  • Nozes, am√™ndoas e avel√£s
  • Germe de trigo
  • Abacate
  • Batatas
  • Broto de alfafa
  • Ab√≥bora
  • Levedura de cerveja

 

Mesmo consumindo esses alimentos, você ainda corre o risco de ter deficit de magnésio. Isso porque, como dissemos, a maioria dos solos, incluindo o brasileiro, são pobres nesse mineral. Logo, os alimentos produzidos nesses solos também serão pobres em magnésio, mesmo que tal alimento seja, em tese, fonte de magnésio.

 

Então, como resolver a deficiência de magnésio?Por meio de suplementação. Mas você vai precisar da ajuda de um bom médico ou nutricionista. Equilibrar os níveis desse mineral no corpo não é fácil. Não basta tomar um suplemento de magnésio e pronto. Ocorre que o magnésio trabalha em conjunto com o cálcio, a vitamina D e a vitamina K2. Se você consumir muito cálcio e pouco magnésio, pode, por exemplo, desencadear um problema cardíaco sério.

O segredo est√° na ingest√£o correta de cada subst√Ęncia. E existe um apoio m√ļtuo pelo qual elas se equilibram e funcionam corretamente. Os melhores suplementos de magn√©sio, ou seja, os de melhor absor√ß√£o, s√£o o glicinato de magn√©sio, o cloreto de magn√©sio e o citrato de magn√©sio.

 

Foto: Reprodução

Fonte: Cura pela Natureza

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