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Turbinando o treino: como saber se é a hora de recorrer a suplementação

Nos √ļltimos anos os cuidados relacionados ao corpo cresceram demasiadamente. A ind√ļstria voltada para a est√©tica ganhou mais espa√ßo e a cada momento faz novas descobertas e revela procedimentos inovadores que, muitas vezes, parecem at√© ser milagrosos. No entanto, apesar de focar na boa forma e apar√™ncia f√≠sica, muitos passaram a se preocupar com a sa√ļde em primeiro plano, observando a proced√™ncia e valor nutricional dos produtos consumidos e avaliando as vantagens e os riscos dos procedimentos realizados.

Com isso, o mercado vem buscando novas formas de se adaptar e atender √† essa demanda, investindo em produtos que podem aliar sa√ļde e os resultados f√≠sicos desejados, como os suplementos. H√° dispon√≠vel hoje uma infinidade de op√ß√Ķes comercializadas, que atendem aos diferentes objetivos dentro do treinamento f√≠sico. Por√©m, antes de mais nada, √© necess√°rio verificar se o corpo realmente carece de uma suplementa√ß√£o, al√©m disso, entre tantos, √© preciso saber ainda qual atende melhor as necessidades individuais de cada pessoa, e o momento adequado de tom√°-los, pois existem v√°rios tipos de suplementos para os diferentes prop√≥sitos no treino.

 

Alinhe o card√°pioA nutricionista Sinara Menezes afirma que a base para ter um corpo saud√°vel est√° na alimenta√ß√£o: ‚ÄúTodos os alimentos ingeridos na dieta interferem de forma positiva ou negativa no organismo, portanto, ela √© determinante para quem busca uma defini√ß√£o corporal, seja para a perda de peso ou para o ganho de massa muscular, a diferen√ßa est√° justamente na escolha do que deve compor o card√°pio e as quantidades de cada ingrediente‚ÄĚ. Segundo a especialista alguns grupos alimentares s√£o indispens√°veis nos pratos das principais refei√ß√Ķes: prote√≠nas, carboidratos complexos e fibras devem marcar presen√ßa todos os dias, o que varia s√£o as quantidades dependendo da hora do dia e da dieta de cada um.

Prote√≠nas:¬†Elas auxiliam no processo de regenera√ß√£o do tecido muscular, recuperando os m√ļsculos durante o per√≠odo de descanso ap√≥s uma atividade intensa, como a muscula√ß√£o. Elas tamb√©m participam da constru√ß√£o e manuten√ß√£o de todos os √≥rg√£os do corpo. S√£o encontradas tanto em origem animal, quanto vegetal e sua digest√£o √© mais lenta, fazendo com que o organismo gaste mais energia nesse processo.

Carboidratos complexos:¬†Eles s√£o a principal fonte de energia do nosso organismo, no entanto, os classificados como simples possuem um alto √≠ndice glic√™mico (IG) que pode elevar nosso horm√īnio da insulina e resultar em complica√ß√Ķes no metabolismo. J√° os complexos s√£o aqueles que n√£o passam pelo processo de refinamento e, portanto, carregam uma boa quantidade de fibras, reduzindo seu IG e promovendo a oferta de energia ao corpo por mais tempo.

Fibras:¬†Encontradas em abundancia em vegetais, frutas e gr√£os integrais, as fibras s√£o respons√°veis pela manuten√ß√£o e bom funcionamento do transito intestinal. Elas promovem uma sensa√ß√£o de saciedade por um per√≠odo prolongado e ainda s√£o capazes de reduzir consideravelmente a absor√ß√£o do a√ß√ļcar no sangue e colesterol, prevenindo doen√ßas card√≠acas. √Č importante lembrar que seu consumo deve ser associado a ingest√£o de √°gua para garantir seus efeitos ben√©ficos.

 

Hora de suplementarNo entanto, muitas vezes, s√≥ a alimenta√ß√£o n√£o √© o bastante para atingir os resultados desejados, especialmente com a correria do dia a dia, onde diversos fatores externos podem interferir no processo e prejudicar o andamento. O ritmo de vida moderno com o trabalho, estudos e demais obriga√ß√Ķes dom√©sticas e sociais atrapalham nossa disciplina e o cansa√ßo decorrente disso elimina nossa disposi√ß√£o para encarar os exerc√≠cios. N√£o √© segredo para ningu√©m que a suplementa√ß√£o √© uma grande aliada para enfrentar essas dificuldades, mas, ainda existem muitas d√ļvidas e mitos em torno disso.

O primeiro deles é a crença de que os suplementos só atendem aqueles que querem ganhar massa muscular e atingir hipertrofia, esta é uma concepção equivocada, afinal a suplementação pode ter diversas finalidades, como garantir mais energia, aliviar a fadiga, aumentar a resistência, acelerar o metabolismo e auxiliar o corpo no processo de regeneração muscular, possibilitando conciliar os objetivos ao estilo de vida de cada um. Porém, saber escolher o produto certo também faz toda a diferença.

 

Fique de olho na intensidade do treinoQuanto mais pesado for o exercício maior será o desgaste muscular, portanto, para que não aconteça o efeito rebote e o corpo comece a queimar massa magra, é necessário que o aporte de proteínas esteja em dia, assim como o dos carboidratos complexos também. Isso irá garantir que o metabolismo processe a fonte certa de energia: as gorduras.

 

Fotos: Reprodução 

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