O aumento da temperatura e a proximidade com o verão motivam muitas pessoas a cortarem alimentos e calorias do prato com o objetivo de fazer as pazes com a balança. Dados da pesquisa O impacto da rotina moderna na busca de uma vida saudável, realizada por Centrum com quase 1.200 pessoas, mostram que 74% dos entrevistados fazem dieta em algum momento da vida, principalmente quando percebem que estão acima do peso (44%) ou estão comendo muito errado (34%). Das pessoas que afirmaram fazerem dieta em algum momento, 40% consultaram um médico para orientar a alimentação e 39% consultaram um nutricionista nos últimos três anos.
O doutor em Nutrição e professor da Universidade de São Paulo Antonio Herbert Lancha Junior explica que, embora uma dieta de emagrecimento tenha como objetivo reduzir calorias (macronutrientes), ela pode também trazer deficiências de vitaminas e minerais (micronutrientes). “Ao restringir carboidratos, situação frequente quando se faz dieta, as pessoas acabam excluindo alimentos-fonte de vitaminas do complexo B, importantes no processo de fornecimento de energia, e minerais cobre e zinco, que atuam na proteção contra o processo de envelhecimento”, diz.
Mesmo para aquelas pessoas que mantêm uma alimentação equilibrada, nem sempre é fácil ingerir os nutrientes necessários todos os dias. Assim, Centrum, multivitamínico completo com todas as vitaminas e minerais, torna-se um aliado para a nutrição diária, e não possui calorias, por isso não engorda.
As gorduras também costumam ser vistas como inimigas de quem quer emagrecer. Porém, ao fazer restrição severa desses lipídeos, pode haver deficiência de vitaminas lipossolúveis, ou seja, que precisam de gordura para serem absorvidas, como A (contribui para a acuidade visual), D (importante para a estrutura óssea), E (atua na proteção contra envelhecimento celular) e K (fundamental para a coagulação sanguínea). Já a restrição de proteínas sem acompanhamento de profissional de saúde pode ter como consequência a deficiência de ferro, mineral importante para a formação da hemoglobina, que compõe o sangue.
A pesquisa sobre alimentação saudável apontou também que 16% dos participantes concordam com a afirmação ‘sou capaz de qualquer coisa para atingir o peso desejado’. Entretanto, melhor do que ter como objetivo apenas a perda de peso imediata, traçar planos para buscar uma vida mais saudável e transformar um sonho em realidade – como praticar um novo esporte, fazer uma viagem ou vestir aquele jeans que não serve mais – podem ajudar a transformar novos hábitos em práticas duradouras. “Fatores motivacionais consistentes, como envelhecer bem para ver o filho entrar na faculdade e conhecer o neto, são capazes de mudar atitudes de forma permanente”, destaca o especialista.
Lancha Junior defende que não adianta buscar uma solução rápida para um problema que é crônico. “É importante procurar um modelo de emagrecimento duradouro e assumir um compromisso consigo mesmo para alcançar saúde e bem-estar e nunca mais precisar fazer dieta”, ressalta.
Os reflexos da carência nutricional são muitos e vão desde cansaço e baixa imunidade à queda de cabelo e enfraquecimento das unhas. Consumir todos os alimentos necessários para o bom funcionamento do organismo, entretanto, pode não ser fácil com a correria da vida moderna. Centrum, multivitamínico completo de A a Zinco, contém micronutrientes que contribuem para a manutenção de uma nutrição adequada em todos os momentos. Aliado de uma vida saudável, o produto complementa as vitaminas e minerais que podem faltar na alimentação.
Foto: Reprodução
Deixe um comentário