PUBLICIDADE

saúde

Dicas de limpeza para evitar que doenças respiratórias se agravem no inverno

O ar frio e seco, típico do outono-inverno, impulsiona o aumento das alergias respiratórias, como bronquite, renite, sinusite, otite, faringite e asma. A tendência é de que essas alergias aumentem cerca de 40% nessa época do ano. O crescimento dos casos de asma, principalmente, é assustador. Dados de 2016 da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a doença é a terceira maior causa de internação no SUS, com cerca de 2 mil óbitos por ano.

A chegada do inverno faz com que muita gente mantenha a casa fechada, o que pode influenciar no aumento de sujeira, poeira e ácaros, caso não seja feita a limpeza adequada. Consequentemente, pode agravar as doenças respiratórias típicas dessa época.

Para evitar que as doenças respiratórias se agravem no inverno, Lilian Esteves, diretora executiva de uma rede de limpezas, listou algumas dicas:

 

– Cuidado na hora de varrerMuitos acreditam que usar a vassoura para limpar a casa é o suficiente, mas essa prática na maioria dos casos pode até agravar o problema pois tende a colocar em suspensão as partículas responsáveis por deflagrar alergias. Dê prioridade para panos úmidos e aspirador de pó com filtro HEPA.

 

 – Evite a utilização excessiva de produtos de limpezaAlguns produtos costumam ter o cheiro muito forte por conta dos seus componentes, então o ideal é usar com moderação esse tipo de material. Prefira produtos com um odor mais suave.

 

 – Atenção com tapetes, cortinas e bichos de pelúciaO ideal é evitar tudo o que possa acumular poeira, e sempre que for possível, realizar a limpeza periódica desses itens de casa. Na dúvida, existem empresas que oferecem serviços especializados para lavagem de estofados, tapetes e cortinas.

 

– Mantenha sempre a casa arejadaÉ importante que a residência esteja sempre com o ar circulando, portanto evite ficar com as janelas fechadas por muito tempo. Umidificadores de ar costumam ser um bom aliado também em locais secos.

 

 – Use o espanador com cuidadoSempre que for remover o pó dos móveis, o mais recomendável é usar um pano de microfibra úmido ao invés do espanador, pois a maioria dos disponíveis no mercado apenas transfere o pó de lugar, se optar por um espanador, utilize um eletrostático, que retêm as partículas de sujeira.

 

 – Atenção com o seu petQuem tem animais de estimação em casa já está acostumado com o hábito dos animais muitas vezes dormirem sobre o sofá ou cama, o ideal é evitar esse tipo de prática. Mas se optar por manter, indicamos que por costumarem soltar muitos pelos, o ideal é forrar os móveis com lençóis ou colchas que possam ser removidas e lavadas.

 

 – Roupas sempre lavadasComo o guarda-roupa é um local fechado, é sempre bom ter cuidado com as peças, as roupas de inverno que ficarão sem uso, após lavadas, devem ser armazenadas em embalagens fechadas a vácuo, principalmente as de lã, que costumam acumular pelos com mais facilidade.

 

 – Evite fumar dentro de casaAlgumas pessoas costumam ter o hábito de fumar dentro de casa, além do hábito de causar diversos males a saúde, a fumaça pode contribuir também para o agravamento de uma alergia e doenças respiratórias, o ideal é evitar ao máximo esse hábito.

 

 – Limpe sempre o ar-condicionadoCom a chegada do verão, o ar-condicionado costuma ser ligado com mais frequência, porém muitos não costumam ficar atento com a limpeza interna do aparelho. É importante realizar a manutenção periódica com uma empresa especializada.

 

Fotos: Reprodução

PUBLICIDADE