PUBLICIDADE

Legislação

Comissão de Trabalho convoca Paulo Guedes para explicar offshore em paraíso fiscal

A Comiss√£o de Trabalho, de Administra√ß√£o e Servi√ßo P√ļblico da C√Ęmara dos Deputados aprovou a convoca√ß√£o do ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele ter√° que explicar suas movimenta√ß√Ķes financeiras no exterior atrav√©s de offshore em para√≠so fiscal.

A convoca√ß√£o do ministro foi proposta pelos deputados Kim Kataguiri (DEM-SP) e Paulo Ramos (PDT-RJ).¬†A not√≠cia sobre a offshore foi publicada pelos sites da revista Piau√≠ e Poder360, que integram o cons√≥rcio internacional de jornalistas investigativos que teve acesso a milh√Ķes de documentos sobre offshores em para√≠sos fiscais (Pandora Papers).¬† O vazamento tamb√©m apontou empresa no exterior em nome do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

“√Č poss√≠vel, em tese, que ele tenha feito investimentos que se provaram rent√°veis devido √†s informa√ß√Ķes que ele naturalmente possui enquanto ministro de Estado ou, pior, que possa ter influ√≠do a pol√≠tica fiscal, monet√°ria, credit√≠cia ou cambial do Pa√≠s para tornar seus investimentos rent√°veis”, argumentou Kataguiri ao defender a convoca√ß√£o do ministro.

“N√£o est√° claro qual foi a atividade de sua offshore, nem como est√° sendo gerida desde sua nomea√ß√£o no minist√©rio”, refor√ßou Paulo Ramos ao pedir a convoca√ß√£o de Guedes para esclarecer suposto “conflito de interesses”.

Em nota, o Ministério da Economia afirmou que a participação de Guedes na empresa offshore foi declarada à Receita Federal. Por ter sido convocado, o ministro é obrigado a comparecer à comissão. A data da audiência ainda não foi marcada.

Fonte: Ag√™ncia C√Ęmara de Not√≠cias

PUBLICIDADE