PUBLICIDADE

Legislação

Instagram vai desfocar nudes enviados a menores de idade

A Meta anunciou nesta quinta-feira novas medidas no Instagram para proteger os menores de idade do envio de fotos íntimas e possíveis chantagens com essas imagens. Uma nova função irá desfocar os nudes em mensagens privadas. Essa função será estabelecida como padrão em perfis de crianças e adolescentes. Adultos receberão notificações sobre o novo recurso e serão incentivados a ativá-lo.

Quanto a função for ativada, os usuários do Instagram que receberem os nudes receberão uma mensagem dizendo que eles não devem se sentir pressionados a responder a pessoa que lhes enviou as imagens. Haverá opções para bloquear o usuário que mandou a mensagem para denunciá-lo à plataforma.

“Essa função foi feita não apenas para proteger as pessoas de verem nudes indesejados mas também para protegê-los de fraudes em que quem recebe é estimulado a mandar seus próprios nudes”, disse a Meta em comunicado.

– Dessa forma, o destinatário não será exposto involuntariamente a conteúdos íntimos e terá a opção de ver ou não a imagem – explicou à AFP Capucine Tuffier, responsável pela proteção da infância na Meta França.

Além disso, mensagens serão enviadas ao remetente e ao destinatário dessas imagens para conscientizá-los sobre a questão da chantagem com fotos íntimas, também conhecido como “sextorsão”.

РO objetivo ̩ reduzir a cria̤̣o e o envio desse tipo de imagens Рafirmou Tuffier.

As medidas anunciadas pela Meta vêm após críticas a plataformas como Instagram e Facebook, ambas do mesmo grupo, por danos à saúde mental causados a crianças e adolescentes. Isso inclui a forma “distorcida” que elas têm do próprio corpo a partir da comparação de imagens de outras pessoas com corpos considerados perfeitos.

As plataformas também são acusadas de terem se transformado em “marketplaces para predadores em busca de crianças”, diz o site The Verge.

Telefone para quem é vítima de chantagem

O anúncio feito hoje inclui outras medidas. Uma vez que uma conta tenha sido identificada pelas ferramentas de inteligência artificial da Meta como uma possível fonte desse de chantagem com nudes, suas interações com usuários menores de idade passarão a ser restritas.

A Meta também alertará os jovens usuários se entrarem em contato com um possível chantagista. O menor será então encaminhado para um site dedicado chamado “Stop Sextorsão” e terá acesso a uma linha telefônica de ajuda em colaboração com associações.

Essas novas medidas serão testadas a partir de maio em alguns países da América Central e América Latina, antes de serem implementadas em todo o mundo nos próximos meses.