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Café e verão: combinação inusitada acelera o metabolismo e potencializa a dieta

O ver√£o chegou e, na esta√ß√£o mais aguardada, f√©rias, calor, sol, praia e piscina s√£o sin√īnimos de roupas mais leves e curtas e, consequentemente, corpo √† mostra. H√° quem diga que prefere o inverno, mas, amando ou odiando, o fato √© que ningu√©m quer aparecer fora de forma.

Todos desejam exibir uma silhueta mais enxuta e definida. Por isso, muitos ainda aderem medidas extremas, cheias de restri√ß√Ķes e nada saud√°veis, visando apenas acelerar o processo de emagrecimento, por√©m, felizmente, cada vez mais pessoas est√£o em busca de novidades para perder peso de forma segura e natural.

A boa not√≠cia √© que, atualmente, j√° √© comprovada a exist√™ncia de alimentos funcionais que ajudam nessa luta, e o melhor: unindo sabor e sa√ļde na mesma receita.

Vai um cafezinho aí?

√Č dif√≠cil achar algu√©m que n√£o goste de saborear um caf√© fresquinho, principalmente aqui no Brasil, onde apreciar a bebida j√° √© uma tradi√ß√£o cultural antiga que ainda move a vida de muita gente. Atualmente cerca de 8 milh√Ķes de pessoas trabalham com caf√©.

Os grãos nacionais estão entre os melhores e mais caros do mundo. A produção da região serrana do Espírito Santo pode chegar a custar R$16 mil e parte da safra tem como destino a família real da Noruega. Mas é Minas Gerais que sustenta o país na liderança mundial de produção e exportação de café.

Cafeína: vilã ou mocinha?

Os amantes do cafezinho já podem respirar mais aliviados, isso porque um estudo da Universidade de São Francisco na Califórnia (USCF -EUA), publicado no Jornal da Associação Americana do Coração, desmistifica a fama de vilã que a cafeína adquiriu na crendice popular e afirma que não é possível associar seu consumo ao aumento do risco de doenças como AVCs (acidente vascular cerebral) e arritmias cardíacas.

A pesquisa, que contou com 1.388 participantes, √© a maior amostra sobre o impacto da cafe√≠na ao sistema cardiovascular realizado at√© ent√£o e ressalta que ao contr√°rio do que se imaginava, seu consumo regular n√£o causa altera√ß√Ķes nos batimentos card√≠acos e ainda pode trazer benef√≠cios a sa√ļde do cora√ß√£o.

Principais fontes

A subst√Ęncia √© encontrada naturalmente em diversos alimentos como o ch√°, o cacau e o guaran√° e ainda pode ser adicionada artificialmente a outros produtos como refrigerantes, energ√©ticos e, at√© mesmo, algumas medica√ß√Ķes.

No entanto a quantidade presente √© bem menor do que a concentrada no caf√©. Contudo, √© dif√≠cil dizer ao certo qual a quantidade de cafe√≠na extra√≠da por grama de gr√£o devido √†s v√°rias formas de prepara√ß√Ķes existentes ‚Äď filtra√ß√£o, instant√Ęneo, expresso, etc. ‚Äď que causam uma varia√ß√£o nesse processo.

Café e boa forma

Devido ao seu poder termog√™nico, a cafe√≠na se tornou muito popular entre os suplementos para redu√ß√£o das medidas. A subst√Ęncia ajuda na performance, retarda a fadiga e auxilia a perda de peso, pois tem a capacidade de quebrar o tecido de gordura, favorecendo a elimina√ß√£o dos excessos.

Obviamente, seu consumo precisa estar associado a uma dieta saudável para que suas propriedades contribuam para o emagrecimento e potencializem os resultados da malhação.

Café verde

Se o tradicional j√° pode ser considerado um grande aliado da sa√ļde, imagine a vers√£o verde, conhecida tamb√©m como green cofee. O nome deve-se ao processo de fabrica√ß√£o do produto, que n√£o passa pela torra, preservando assim suas propriedades naturais como a cafe√≠na, os antioxidantes e o √°cido clorog√™nico em maior concentra√ß√£o. Isso acontece, pois o caf√© verde n√£o passa pelo processo de torrefa√ß√£o que, apesar de reduzir o gosto amargo do gr√£o, tamb√©m diminui sua concentra√ß√£o de cafe√≠na.

Bom para quem pratica exercícios

O efeito estimulante da cafe√≠na ativa regi√Ķes importantes no c√©rebro e os benef√≠cios v√£o muito al√©m. A subst√Ęncia tem a capacidade de melhorar o desempenho f√≠sico, pois ela diminui a percep√ß√£o de esfor√ßo ao realizar uma atividade f√≠sica, assim, a pessoa tem a sensa√ß√£o de ser mais f√°cil do que realmente √©. Ela tamb√©m retarda a fadiga ao poupar os estoques de glicog√™nio muscular.

De olho na dosagem

O segredo para aproveitar ao m√°ximo os benef√≠cios de alimentos funcionais como o caf√© est√° na dose. Por mais clich√™ que pare√ßa aquela frase que indica o ‚Äúconsumo com modera√ß√£o‚ÄĚ neste caso ela √© uma observa√ß√£o muito v√°lida, pois existem aqueles que devem ter aten√ß√£o redobrada e orientar-se com profissionais ao incluir produtos e alimentos √† base de cafe√≠na √† dieta como gestantes, nutrizes e pessoas com problemas cr√īnicos.

Consumo

O composto, feito puramente √† base de cafe√≠na concentrada, √© a aposta do momento. Sua fama ‚Äď por beneficiar as dietas de emagrecimento e potencializar o desenvolvimento das atividades f√≠sicas ‚Äď j√° fez adeptos at√© entre as celebridades e estrelas de Hollywood.

A forma mais pr√°tica de consumir a subst√Ęncia √© atrav√©s da ingest√£o de p√≠lulas de extrato do nutriente, que possibilitam os efeitos sem ter que ingerir o caf√© ou outras bebidas que possam conter a√ß√ļcares ou ingredientes indesej√°veis e cal√≥ricos na sua composi√ß√£o.

Mas √© poss√≠vel encontrar o caf√© verde comercializado de diversas formas e sua administra√ß√£o varia de acordo com as orienta√ß√Ķes de cada uma. Em geral, √© recomendado ingeri-lo durante o dia, antes das refei√ß√Ķes e do treino, para otimizar o rendimento dos exerc√≠cios f√≠sicos.

Foto: Reprodução

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