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6 mitos e verdades que você precisa saber sobre azia

A azia √© o sintoma de origem gastrointestinal mais sentido pelos brasileiros. √Č o que aponta levantamento nacional do instituto de pesquisa IPSOS Brasil. Segundo o estudo, 24,4% dos entrevistados citaram a azia como o sintoma gastrointestinal mais frequente experimentado nos √ļltimos tr√™s meses.

O sintoma, que aparece em primeiro lugar no ranking que lista outros 15 desconfortos estomacais, é seguido por cólicas menstruais e dores de barriga. Conheça abaixo seis mitos e verdades sobre azia e má digestão listados pela Dra. Ana Santoro (CRM: 5247120-3), Gerente Médica da GSK Brasil.

  1. Tomar leite combate azia e queima√ß√£o no est√īmago ‚úď MITO

O leite cont√©m grande quantidade do √°cido secretado pelo nosso organismo. Por√©m, depois que o est√īmago esvazia, o √°cido g√°strico que ainda √© produzido n√£o √© capaz de ser reduzido. Isso faz com que o pH do est√īmago diminua, contribuindo para a ocorr√™ncia de azia e queima√ß√£o.

  1. Fumar afeta o est√īmago e agrava o quadro de azia ‚úď VERDADE

O h√°bito de fumar compromete a capacidade do est√īmago de neutralizar √°cidos ap√≥s uma refei√ß√£o, o que acaba permitindo que o √°cido produzido pelo organismo e proveniente dos alimentos ingeridos ataque o revestimento estomacal de forma mais agressiva.

  1. Corrigir a postura pode evitar azia antes de dormir ‚úď VERDADE

O refluxo ocorre quando o √°cido g√°strico ultrapassa o esf√≠ncter esof√°gico e reflui para o es√īfago, provocando sensa√ß√£o de dor e/ou desconforto, conhecido como azia. Caso a pessoa esteja com esse sintoma, al√©m de evitar comidas pesadas √† noite, elevar a cabeceira da cama cerca de 15cm pode ajudar a cont√™-lo.

  1. Praticar exerc√≠cios combate m√° digest√£o ‚úď MITO

Embora n√£o haja comprova√ß√£o cient√≠fica sobre este fato, sabemos que exerc√≠cios de longa dura√ß√£o podem provocar sintomas no trato intestinal, entre eles azia. O ideal √© ingerir, com modera√ß√£o, gorduras e prote√≠nas e privilegiar uma dieta rica em fibras e solu√ß√Ķes hipert√īnicas de carboidratos antes da pr√°tica de exerc√≠cios, reduzindo assim os sintomas gastrointestinais.

  1. Jejum estimula vasoconstri√ß√£o e gera azia ‚úď VERDADE

A literatura sobre o assunto sugere que a redu√ß√£o do n√ļmero de refei√ß√Ķes e a perda das reservas hep√°ticas de glicog√™nio – subst√Ęncia utilizada pelo organismo como fonte energ√©tica – resultam na libera√ß√£o de serotonina e epinefrina (adrenalina), o que pode causar altera√ß√Ķes vasculares e gerar azia e dor de cabe√ßa. Libera√ß√£o de horm√īnios do estresse e hipoglicemia tamb√©m est√£o envolvidos nesse processo.

  1. O sintoma da azia desaparece sozinho ‚úď MITO

A pesquisa encomendada por ENO e Sonrisal tamb√©m apontou que 30% dos brasileiros preferem esperar os sintomas de azia e m√° digest√£o desaparecem sozinhos a buscar um tratamento adequado. Esse h√°bito prejudicial √† sa√ļde pode acarretar dor tor√°cica n√£o card√≠aca, tosse noturna cr√īnica e dor de garganta. Uma das indica√ß√Ķes √© o uso de medicamentos anti√°cidos de r√°pida a√ß√£o. Hoje h√° medicamentos com bom custo benef√≠cio e que n√£o precisam de prescri√ß√£o m√©dica, como o Sal de Fruta ENO, que come√ßa a agir a partir de seis segundos.

Foto: Reprodução

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