PUBLICIDADE

sustentabilidade

Ovos sustentáveis são a próxima revolução da indústria de alimentos

Ao longo da última década, produtores convenceram consumidores a pagar quatro vezes o preço de uma dúzia de ovos só porque eles são orgânicos. Entenda

Por Leslie Patton e Kim Chipman, da Bloomberg Businessweek

Os chamados “ovos especializados” conquistaram cerca de um terço do mercado atual nos Estados Unidos, e a previsão é que cheguem a 70% em cinco anos

Ao longo da última década, produtores vêm convencendo com habilidade os consumidores a pagar quatro vezes o preço de uma dúzia de ovos vendidos como bons para você  (orgânico) ou até sete vezes mais por ovos criados em condições consideradas melhores para os animais que os botaram (ovos criados em pastos e colhidos à mão).

Não é pouca coisa, levando-se em conta que uma caixa de ovos convencionais ainda pode ser comprada por menos de US$ 1. Mas o marketing esperto deu resultado: os chamados ovos especializados conquistaram cerca de um terço do mercado atual, e a previsão é que cheguem a 70% em cinco anos.

Agora, Brown e seus colegas estão apostando que podem lucrar ainda mais acrescentando outra camada premium: ovos de um tipo especial de fazenda sustentável, que podem ser alardeados como sendo melhores para o planeta.

Esses ovos, que estão estreando agora nas prateleiras por até US$ 8 a dúzia, ainda são rotulados de orgânicos e amigos dos bichos, mas também são de aves que vivem em fazendas que usam agricultura regenerativa – técnicas especiais para o cultivo de solos ricos que podem sequestrar gases do efeito estufa.

Ovos assim podem ser vendidos como um produto que ajuda a combater as mudanças climáticas. “Estou animado com nosso progresso”, diz Brown, que colhe ovos para a NestFresh Eggs, empresa com sede em Denver, e está adicionando mais cultivos de cobertura, que atraem minhocas e grilos para as galinhas comerem.

Os dejetos dos pássaros então fertilizam os campos. Melhorias como estas “permitem que nossas galinhas desfrutem de ração natural da mais alta qualidade e que será boa para o solo, para as galinhas e para os ovos que fornecemos aos nossos clientes”.

A investida da indústria de ovos é o primeiro grande teste para saber se os produtos de origem animal de fazendas regenerativas podem se tornar a próxima oferta premium. Em pouco mais de uma década, os ovos orgânicos foram de produto ignorado por ser visto como mercadoria de nicho nas lojas de alimentos naturais para algo vendido no Walmart.

PUBLICIDADE