PUBLICIDADE

sustentabilidade

Cervejaria ser√° abastecida com 100% da eletricidade de fontes renov√°veis

 - REVISTA MAISJR

(Crédito: Reprodução) 

A partir da segunda quinzena de mar√ßo, o Centro de Inova√ß√£o e Tecnologia Cervejeira (CIT) da Cervejaria Ambev, localizado no Parque Tecnol√≥gico da UFRJ no Rio de Janeiro, ser√° abastecido por energia renov√°vel e limpa. No in√≠cio do ano, e empresa instalou mais de duas mil placas solares sobre o telhado da unidade, que juntas podem produzir at√© 720 kWp de gera√ß√£o, o suficiente para abastecer 100% das opera√ß√Ķes da unidade durante o per√≠odo do dia, com maior incid√™ncia de sol.

Quando o consumo de energia no CIT for menor do que a capacidade gerada pela usina solar, o excedente será disponibilizado para a concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região, gerando crédito pela energia injetada e abatimento no valor da conta de luz.

De acordo com Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev, o projeto marca mais um importante passo da Cervejaria rumo a ter 100% da eletricidade comprada proveniente de fontes renov√°veis, meta que a companhia prev√™ atingir at√© 2025. ‚ÄúEstamos investindo em alternativas que preservem nosso planeta e construam um futuro sustent√°vel para as pr√≥ximas gera√ß√Ķes‚ÄĚ, afirma.

No fim do ano passado, a empresa anunciou a constru√ß√£o de uma usina solar na cervejaria de Uberl√Ęndia, que ser√° inaugurada neste ano e ter√° capacidade para abastecer a opera√ß√£o de todos os 13 centros de distribui√ß√£o mantidos no estado.

O projeto de gera√ß√£o distribu√≠da solar foi realizado pela Enel X. A instala√ß√£o dos pain√©is solares come√ßou em maio de 2018, ap√≥s tr√™s meses de planejamento e testes realizados em duas micro usinas-piloto em Jacare√≠ (SP).¬†O projeto¬†fotovoltaico¬†dever√° gerar at√© 958 MWh por ano, reduzindo as emiss√Ķes de CO2 em at√© 131 toneladas, anualmente. Este impacto positivo no meio ambiente corresponde ao plantio de 783 √°rvores.

‚ÄúO Brasil dever√° crescer no mercado de gera√ß√£o distribu√≠da nos pr√≥ximos anos e queremos desempenhar um papel fundamental neste setor, em linha com nossa estrat√©gia de ampliar nossa presen√ßa no mercado de solu√ß√Ķes inovadoras de energia no pa√≠s‚ÄĚ, afirma o respons√°vel pela Enel X no Brasil, Nestor Benito.

Além da busca por fontes de energia limpa, a Cervejaria Ambev tem outras três metas socioambientais a serem atingidas até 2025, que incluem o uso somente de embalagens retornáveis ou feitas de material reciclado, a melhora na disponibilidade de água para as comunidades em áreas de alto estresse hídrico com as quais a cervejaria se relaciona e, por fim, o treinamento e suporte dos agricultores parceiros para o desenvolvimento de um plantio cada vez mais sustentável.