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sa√ļde

10 alimentos para aumentar os m√ļsculos

O n√ļmero de pessoas que treinam e querem ter um corpo em forma e bem definido aumenta a cada dia. Mas isso n√£o depende apenas de exerc√≠cios f√≠sicos. O aumento da massa muscular, que tamb√©m √© chamada de massa magra, se deve muito ao consumo de alguns alimentos.

Para a nutricionista Cintia Azeredo, al√©m de ter um acompanhamento profissional ‚Äď que ir√° definir a melhor dieta para cada organismo ‚Äď e fazer um check-up para verificar as condi√ß√Ķes do corpo, certos alimentos contribuem para aumentar os m√ļsculos e firmar o corpo. Veja quais s√£o eles:

 

1. Frango

Prote√≠na √© um dos nutrientes mais importantes para o crescimento e recupera√ß√£o dos m√ļsculos e o frango (sem pele) √© um aliado saud√°vel, pois tamb√©m tem pouca gordura, ao contr√°rio de outras carnes.

 

2. Ovos

A clara do ovo tamb√©m tem prote√≠na (chamada albumina), sendo √ļtil no ganho de massa magra. A gema tamb√©m pode fazer bem para a sa√ļde, por ter nutrientes que melhoram o sistema imunol√≥gico.

 

3. Arroz e feij√£o

Esta típica combinação brasileira apresenta aminoácidos (metionina e lisina) que auxiliam na síntese de proteína, atuando diretamente na melhoria do tecido muscular. Além disso, o arroz com feijão mantém estável o nível de glicose (o que diminui o risco de diabetes) e ainda auxilia na proteção contra as cáries.

 

4. Banana

A banana apresenta v√°rios benef√≠cios para a sa√ļde, mas, para os m√ļsculos, sua import√Ęncia est√° no aux√≠lio na preven√ß√£o de c√Ęimbras, no fornecimento de energia, na redu√ß√£o do cansa√ßo muscular e na preserva√ß√£o da massa durante os exerc√≠cios f√≠sicos.

 

5. Beterraba

A beterraba facilita a dilata√ß√£o dos vasos e facilita a oxigena√ß√£o e a absor√ß√£o dos nutrientes pelos m√ļsculos. Esse trabalho √© importante para que eles trabalhem mais facilmente e se desenvolvam melhor.

 

6. Soja e derivados

O benef√≠cio da soja para a sa√ļde dos m√ļsculos prov√©m do fato de ser rica em fibras, prote√≠na e c√°lcio, al√©m de outros nutrientes que atuam no equil√≠brio hormonal e na redu√ß√£o do ac√ļmulo de gordura no corpo.

 

7. Melancia

Comer melancia √© uma boa op√ß√£o para quem deseja ganhar massa muscular por ter vitaminas, sais minerais e, mais precisamente, um amino√°cido chamado citrulina. Essa subst√Ęncia √© ben√©fica no processo de cicatriza√ß√£o e recupera√ß√£o da fadiga dos m√ļsculos.

 

8. Batata-doce

A batata-doce fornece energia aos poucos para o organismo, por ser um alimento de baixo índice glicêmico. Isso faz com que seja uma boa pedida para quem pratica exercícios por períodos longos, ajudando a manter saudável a massa muscular.

 

9. Aveia

Assim como a batata-doce, a aveia tem baixo √≠ndice glic√™mico, ou seja, libera energia aos poucos e, por isso, √© √ļtil para os praticantes de atividades f√≠sicas longas. Ela ainda faz bem √† sa√ļde por ser rica em prote√≠nas, fibras, vitaminas e minerais.

 

10. Queijo cottage

Rico em prote√≠nas e c√°lcio, o queijo cottage √© um aliado para manter bem os m√ļsculos e ossos. Al√©m disso, por ter baixo teor de gordura, ajuda quem deseja eliminar os quilos extras.

 

Fotos: Reprodução

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