(Crédito: Agência Brasil)
A SP Negócios — agência de promoção de investimentos e exportações do município de São Paulo — e a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) firmaram convênio para a promoção de iniciativas de capacitação e aperfeiçoamento de exportadores da cidade.
O presidente da SP Negócios, Juan Quirós, explica que o convênio irá ampliar a oferta de cursos, workshops e atendimentos dentro das empresas de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. “O objetivo é gerar novos exportadores na cidade e melhorar o desempenho dos que querem exportar mais, principalmente os pequenos e médios do setor, que têm muita qualidade em produtos, mas carecem de informação e assessoria para chegar ao comprador externo”, explica.
Na avaliação do presidente da Abihpec, João Carlos Basilio da Silva, o convênio irá ampliar maturidade exportadora do setor. “Com maior qualificação, poderemos expandir fronteiras e levar o Brasil a outro patamar no mercado mundial, em especial a cidade de São Paulo”, avalia.
A Abihpec tem cerca de 400 empresas associadas, que representam 90% do faturamento nacional do setor, que no ano passado chegou a R$ 47,5 bilhões (em valores de fábrica). O Brasil é o 4º maior consumidor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do mundo, atrás dos Estados Unidos, Japão e China.
O setor exporta para 160 países e em 2018 o total alcançou US$ 664,5 milhões, 2,9% a mais do que no ano anterior. A Abihpec vem, nos últimos anos, promovendo cursos de capacitação de novos exportadores, principalmente entre as pequenas e médias empresas do setor. Atualmente, esse segmento de companhias soma exportações de US$ 100 milhões/ano, ao redor de 15% do total.
A SP Negócios promove, periodicamente, workshops e, em parceria com Apex-Brasil e Fecap, conduz o Peiex-São Paulo, programa de capacitação de exportadores, que faz acompanhamento dentro das empresas da evolução dos processos preparatórios para iniciar ou ampliar vendas ao exterior.