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Como o TikTok virou o novo Google para a Geração Z

Existem muitos estereótipos sobre os jovens nascidos entre 1995 e 2010. Mas poucos são tão verdadeiros quanto a ligação deles com as redes sociais. Em 2023, a Insider Intelligence apontou que mais de 90% da Geração Z é usuária frequente das plataformas de conteúdo online.

Entretanto, para além das conexões com amigos, familiares e consumo de entretenimento, as redes se tornaram uma fonte de conhecimento para esta geração — que, junto com os Millennials, é mais propensa a acreditar em fake news, de acordo com a Universidade de Cambridge.

Em 2022, até mesmo o Google publicou que 40% da GenZ utilizava o TikTok como ferramenta de busca. Publicada há algumas semanas, a pesquisa “Using TikTok as a Search Engine”, realizada pela Adobe, mostrou que 64% dos nativos digitais já contaram com a plataforma chinesa para tentar encontrar alguma informação.

O relatório da Adobe também apresentou as motivações da Geração Z para escolher o TikTok como meio de busca online. Veja as cinco principais respostas dadas pelos jovens:

O formato de vídeos curtos é mais informativo e fácil de compreender (44%);
Eu gosto da maneira como contam histórias nos vídeos do TikTok (34%);
O conteúdo é mais personalizado (31%);
A informação é mais recente (29%);
Eu gosto de interagir diretamente com o conteúdo (29%).
Outro aspecto interessante do levantamento são as categorias mais pesquisadas pelo público em geral no TikTok