Governo de SP quer apoio de empresários para reconstrução do Museu do Ipiranga

 - REVISTA MAISJR

(Crédito: Wikipedia Commons) 

O governador de São Paulo, João Doria, se reuniu com 150 empresários brasileiros para apresentar o projeto de restauração do Novo Museu do Ipiranga. O encontro teve como foco a captação de patrocinadores para acelerar as obras, que começam no próximo dia 2 de maio.

Durante o evento, as empresas EDP, Sabesp e Itaú fecharam cotas de patrocínio, somando R$ 36 milhões. A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, foi a primeira a fechar o contrato e anunciou investimento de R$ 12 milhões para a restauração.  Em seguida Itaú e Sabesp anunciaram que também irão doar R$ 12 milhões cada um.

O objetivo do governo é obter R$ 160 milhões para a reforma do museu, que será inaugurado em setembro de 2022, ano do Bicentenário da Independência do Brasil. Doria solicitou ao presidente Jair Bolsonaro a ampliação do valor que está autorizado para a reforma, via Lei Rouanet, atualmente de R$ 50 milhões para R$ 160 milhões.

“O processo de restauração e modernização do Museu será algo único na história do país. Audacioso, o projeto visa recuperar o monumento de 123 anos e uma das maiores referências nacionais em museus. Um projeto grandioso que poderá ser concebido com a participação ativa da sociedade brasileira, que ajuda a construir a história do país, e terá, agora, a chance de restaurar o edifício”, disse o governador.

O projeto do novo museu, que passa por obras de restauração desde 2013, prevê mais 5 mil metros quadrados de área para exposições e atividades culturais, de forma 100% acessível. A modernização prevê ainda um auditório, um café com loja de suvenires e um mirante. A requalificação do museu pretende triplicar a capacidade anual de visitação, passando dos 300 mil registrados em 2013, para 900 mil com as modernizações e novas atrações.

A campanha de captação para levantar recursos para a obra contará, numa primeira fase, com doadores e parceiros. Numa segunda fase, uma campanha pública dará à população a oportunidade de colaborar com o projeto, a partir da contribuição com pequenas cotas.

A iniciativa privada e pessoas físicas poderão colaborar como doadores, com aporte direto de recursos, com ou sem incentivo fiscal. Ou, ainda, como apoiadores, podendo oferecer produtos e serviços que atendam ao trabalho do museu ou à estratégia de captação, comunicação para a campanha de marketing, patrocínio de projetos específicos e licenciamento de marca.