PUBLICIDADE

carros & motos

Ford mostra evolução dos testes automotivos

A Ford lançou mais um vídeo da série comemorativa de 40 anos do Fiesta, que conta a história do desenvolvimento do carro e a incrível evolução da tecnologia aplicada nos testes veiculares. A história é narrada pelo engenheiro Karel Willaert, que participou do desenvolvimento da primeira geração do Fiesta no Campo de Provas da Ford em Lommel, na Bélgica, há 40 anos, e volta ao local para reviver a experiência.

‚ÄúCada componente do Fiesta foi testado √† exaust√£o, al√©m dos limites normais, e ele teve um bom desempenho desde o come√ßo‚ÄĚ, lembra Willaert, enquanto dirige novamente o chamado Fiesta Mark 1. ‚ÄúJ√° se passaram 40 anos desde que testei o Fiesta pela primeira vez e √© muito legal poder fazer isso novamente‚ÄĚ.

√Č curioso ver, nas cenas hist√≥ricas, como eram feitas as medi√ß√Ķes do carro na pista naquela √©poca. O prot√≥tipo rodava ligado por uma esp√©cie de cord√£o umbilical ao “carro m√£e”, pelo qual eram enviados dados da suspens√£o, movimento da carroceria, vibra√ß√£o e ru√≠dos.

videofiesta-lommel-2As provas de rodagem inclu√≠am v√°rias superf√≠cies, como paralelep√≠pedos, asfalto e pedras para testar o conforto, a seguran√ßa e a durabilidade, al√©m de tanques de √°gua e desempenho em diferentes temperaturas. ‚ÄúQuando n√£o havia problemas, dirig√≠amos mais de 1.000 km por dia, dia e noite. Dirigimos tanto que a dist√Ęncia percorrida daria para ir e voltar duas vezes √† Lua‚ÄĚ, diz o engenheiro.

videofiesta-lommel-3Segundo ele, a sensa√ß√£o de lembrar desse trabalho ainda √© muito boa. ‚ÄúLevo o Fiesta no meu cora√ß√£o, especialmente quando vejo que o carro continua nas ruas, e tenho orgulho de termos criado um in√≠cio t√£o significativo para o Fiesta‚ÄĚ.

videofiesta-lommel-4Hoje um modelo global, na sexta gera√ß√£o, o Fiesta soma cerca de 18 milh√Ķes de unidades produzidas no mundo. No Brasil, a linha acaba de lan√ßar a vers√£o 1.0 EcoBoost, com o motor 1.0 turbo mais potente e premiado do mundo, com 125 cv e selo A de efici√™ncia energ√©tica.¬†videofiesta-lommel-5

PUBLICIDADE