PUBLICIDADE

7.0 - MANUALbebidas

Enoturismo: 5 lugares para conhecer perto de Curitiba

O frio em Curitiba é um forte atrativo para turistas que pretendem viver experiências próprias da estação, como curtir a boa gastronomia. Para quem quer fugir do roteiro tradicional, uma dica é aproveitar o Enoturismo oferecido pela Região Metropolitana, que alia apreciação e conhecimento da cultura do vinho.

Grazielle Ueno Maccoppi, coordenadora do curso de Gestão de Turismo do Centro Universitário Internacional Uninter, selecionou dicas de cinco locais onde é possível desfrutar e conhecer um pouco mais sobre essa bebida milenar.

 

  • Cave Colinas de Pedra – Localizada em Piraquara, a 30 km do centro de Curitiba, oferece visitas e degusta√ß√£o em um t√ļnel desativado da Estrada de Ferro. No local, s√£o mantidas mais de 10 mil garrafas de vinhos espumantes vindos do Rio Grande do Sul para matura√ß√£o. Al√©m do passeio, o local oferece almo√ßo nos s√°bados e domingos dentro de uma antiga esta√ß√£o de trem.

 

  • Vin√≠cola Legado – Em Bateias, a 30,5 km do centro de Curitiba, √© poss√≠vel fazer tour guiado pela vin√≠cola, que produz espumantes, vinhos e suco de uva. Os visitantes tamb√©m t√™m a oportunidade de fazer piquenique em meio √†s vinhas.

 

  • Vin√≠cola Arauc√°ria – Fica em S√£o Jos√© dos Pinhais, a 40 km do centro de Curitiba. Vale a pena fazer uma das visitas guiadas com o acompanhamento de um en√≥logo, que apresenta as fases da produ√ß√£o do vinho, desde o cultivo at√© as diferentes etapas de vinifica√ß√£o, encerrando com a degusta√ß√£o dos r√≥tulos produzidos. Para compor o passeio, √© poss√≠vel almo√ßar e colocar em pr√°tica os conhecimentos adquiridos na visita, com a harmoniza√ß√£o da bebida.

 

  • Vin√≠cola Fam√≠lia Fardo – Localizada em Quatro Barras, a 30 km do centro de Curitiba, eles organizam visitas pela estrutura local, para conhecer a hist√≥ria da vin√≠cola, os equipamentos, os processos de produ√ß√£o da bebida, finalizando com a prova do produto.

 

  • Vin√≠cola Franco Italiano – Em Colombo, a 16 km do centro de Curitiba, oferece a oportunidade de visitar a vin√≠cola e serve almo√ßo nos finais de semana. Possui regularmente cursos espec√≠ficos para os mais interessados.

 

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE