Os apreciadores brasileiros de cerveja têm um bom motivo para comemorar: as cervejas neozelandesas Monteith’s e Tuatara estão disponíveis no mercado nacional, e chegam a tempo das festas de fim de ano. Comercializadas pelos sites especializados Clube do Malte e Wbeer, as marcas trazem rótulos que se destacam pela produção de alta qualidade e uso de lúpulos especiais.
A Nova Zelândia possui uma relação de longa data com a cerveja – desde o surgimento de seus primeiros pubs e cervejarias, no século 19. A qualidade e pureza da água e demais ingredientes da terra Maori, intimamente relacionados ao isolamento geográfico do país, fez a Nova Zelândia se tornar internacionalmente conhecida por meio de marcas consolidadas como Steinlager, Speight’s e Tui.
Agora, além do sucesso no consumo interno, que registrou um crescimento da ordem de 35% nas vendas em 2015, as exportações para 49 países evidenciam a consolidação de uma indústria que já movimenta NZD 2,2 bilhões (R$ 5,4 bilhões). Atualmente, há 168 microcervejarias distribuídas por praticamente todas as regiões das duas ilhas do país insular, produzindo mais de 1500 bebidas reconhecidas pelo sabor, aroma e personalidade singulares.
Conheça algumas dessas cervejas:
- Monteith’s Doppel Bock – Uma cerveja potente, com 6% de álcool que ajuda a espantar o frio. Excelente para acompanhar aquele churrasco de domingo, o perfil adocicado da cerveja harmoniza perfeitamente com carnes vermelhas. O amargor é médio, porém não aparenta, o lúpulo vem para balancear o dulçor da cerveja e o equilíbrio pende ao malte.
- Monteith’s American Pale Ale – Um mix de lúpulos americanos com lúpulos neozelandeses deram a esta American Pale Ale um sabor pronunciado com aroma cítrico. O malte dá a ela corpo, com uma interpretação da West Coast sobre um clássico americano.
- Monteith’s Summer Ale – Uma cerveja leve, refrescante e perfeita para acompanhar pratos como frutos do mar e peixes. Sua receita leva uma quantidade considerável de especiarias, com um toque de mel. A fábrica ainda sugere que seja experimentada com uma rodela de laranja ou limão no copo.
- Monteith’s India Pale Ale – IPA – Uma IPA que utiliza em sua lupulagem uma abundante variedade americana e neozelandesa de malte, com uma dose acentuada de amargor.
- APA Aotearoa Pale Ale – Uma emblemática Pale Ale do novo mundo com excelentes avaliações no site ratebeer! Produzida com 100% de lúpulos cultivados na Nova Zelândia que oferecem um novo perfil de sabor intenso. Aotearoa é o nome Maori (nativos neozelandeses) para a Nova Zelândia. ‘ Aotearoa ‘ = Terra da Grande Nuvem Branca.
- Sauvinova Single Hop Pale Ale – Sauvinova é um Single Hop, cerveja composta por apenas um lúpulo. Recebe esse nome devido ao famoso varietal de lúpulo Nelson Sauvin. Com explosão de sabores que dão água na boca, apresenta notas de groselha, abacaxi e grapefruit sabores também presentes na Sauvignon Blanc, seu xará famoso.
Fotos: Divulgação