PUBLICIDADE

7.0 - MANUALbebidasgastronomia

Bacalhau: forma de preparo X vinhos para harmonizar

A estrela da mesa na comemora√ß√£o de P√°scoa √© sempre o bacalhau, mas cada pessoa possui uma receita ou uma forma de fazer diferente. Neste momento tamb√©m sempre h√° a d√ļvida com rela√ß√£o a harmoniza√ß√£o: Tinto ou branco? Para resolver essa quest√£o, a equipe de Sommeliers da Wine.com.br explica que o peixe n√£o √© o √ļnico ponto a ser levado em considera√ß√£o para a escolha do vinho que acompanhar√°.

Seu modo de preparo – se √© frito, marinado, assado, confitado, com molho ou sem – e todos os outros ingredientes influenciam no sabor, textura e no peso do prato, o que muda tamb√©m as possibilidades de vinho para acompanhar. Os Sommeliers indicam oito op√ß√Ķes de vinhos para quatro maneiras diferentes de preparo do bacalhau.

 

Bacalhoada

Em linhas gerais, harmonização é a busca do equilíbrio, um sabor não pode se sobressair ao outro. A bacalhoada tradicional de páscoa, feita com pimentão, azeitona preta, cebola, azeite e mandioquinha possui bastante untuosidade que combina com o rótulo francês Mommessin Fleurie Domaine De La Presle AOC 2014 que tem taninos macios e boa acidez. Se preferir um vinho branco, o indicado é o rótulo Morgado de Sta. Catherina DOC Bucelas 2013 que é volumoso e com boa estrutura.

 

Bolinho de bacalhau

Por ser frito, este petisco pede um vinho fresco com notas c√≠tricas que neutralizam a gordura do bolinho. O r√≥tulo Artefacto D.O.C. Vinho Verde 2015 tem aromas de frutas e flores e frescor marcante, al√©m de um paladar leve e delicada presen√ßa de g√°s. Outra sugest√£o √© o espumante Veuve D’Argent Blanc de Blancs Brut que √© leve, tem notas delicadas de am√™ndoas, nozes e minerais. Este espumante ajudar a limpar a untuosidade da fritura.

 

Lasanha de bacalhau

Esta versão leva muitos ingredientes. Além da massa, também tem o molho de tomate com queijo parmesão e creme de leite, além de muito alho, cebola e azeite. Para aumentar a intensidade gustativa desses sabores, a sugestão é o rótulo Canepa Dogajolo I.G.T. Toscano Rosato 2015 que além de ter um toque frutado que realça o sabor do molho, tem também boa acidez que ampara a gordura dos queijos. Já o vinho branco Sburoun Bianco Rubicone IGT 2014 agrega um sabor marcante à lasanha, tem boa complexidade aromática e paladar intenso.

 

Ceviche de bacalhau

O ceviche é um prato da culinária peruana fresco e bastante consumido no Brasil. O seu preparo consiste em cortar cubos de bacalhau fresco e deixá-los marinando no limão, outros ingredientes como a batata doce (acompanhamento), a cebola, coentro, pimenta e azeite são adicionados. O Espumante Fantinel D.O.C. Prosecco Extra Dry tem notas de frutas cítricas e acidez similar ao do prato, o que equilibra os sabores. Já o Canepa Novísimo Sauvignon Blanc 2016 é um branco leve com aromas de abacaxi, maracujá e pera, notas de limão e ervas frescas, refrescante igual o ceviche.

 

Fotos: Reprodução

PUBLICIDADE