Você acredita que cerveja combina com qualquer refeição ou é daqueles que busca escolher a melhor cerveja para cada prato? Você sabia que a harmonização entre pratos e cervejas pode se dar por semelhança – elementos comuns de doçura, acidez, tostados, frutados, herbais – ou por contraste – elementos contrastantes, como doçura e amargor, acidez e doçura, refrescância e ardência?
Pensando nisso, listamos dicas para uma combinação perfeita entre a cerveja e a gastronomia.
Cervejas x doces
O açúcar, por exemplo, ressalta a acidez da bebida. Bebidas servidas com comidas doces parecem mais ácidas e menos doces. Frutas e doces não vão bem com cervejas Lager padrão americano, mas são bem acompanhados, por exemplo, pelas Ale belgas fortes, pelas europeias ácidas e Ale belgas. É recomendado que o dulçor da cerveja seja suficiente para não ser mascarado pelo doce que a acompanha.
Cervejas x pratos salgados
O sal, ao contrário do doce, neutraliza a percepção de acidez; portanto, as bebidas parecem menos ácidas com comidas salgadas. A cerveja é uma bebida especialmente indicada para acompanhar molhos cremosos, pratos com presença marcante de ovo ou vinagrete e pratos apimentados.
Cerveja x gordura
A gordura requer bebidas mais encorpadas; quanto mais gordurosa for a comida, mais marcante deve ser o sabor da cerveja.
Outras dicas de harmonização
Deve-se buscar um equilíbrio de peso – pratos delicados com cervejas delicadas, pratos intensos com cervejas intensas-, de modo que a intensidade de um não anule o sabor do outro. Comidas cujo sabor permanece por muito tempo na boca requerem uma cerveja também marcante.
É interessante ainda, prestar atenção aos ingredientes. O tempero da receita é tão ou mais importante que o ingrediente principal. Ervas, especiarias, pimentas e outros aromáticos podem suavizar ou reforçar características da bebida e, às vezes, até produzir novos e surpreendentes sabores.
Foto: Reprodução
Fonte: Ronaldo Morado, no livro Larousse da cerveja (Editora Alaúde)
Deixe um comentário