4.0 // manual4.4 // cabelo & barba

Passo-a-passo para uma barba limpa e saudável

Traço marcante em muitos homens, a barba cheia e bem cuidada entrou na moda há alguns anos para não sair mais. Contudo, há quem escolha retirar os pelos por um motivo muito específico: higiene. Ainda mais depois que houve uma grande divulgação em volta de uma notícia que dizia que “barbas podem ser tão sujas quanto banheiros”. Ainda que a manchete (muito exagerada) posteriormente tenha sido contestada por especialistas, ainda é verdade que os pelos faciais podem guardar impurezas e bactérias.

Indiscutivelmente, a barba tem tendência a acumular microorganismos. Principalmente para quem cultiva uma barba longa, é muito fácil sujá-la com alimentos. E mais: ninguém resiste a acariciar a barba de vez em quando, e como se sabe, a mão não é, por assim dizer, a parte mais limpa do nosso corpo. Ela funciona como transporte de bactérias de outras superfícies para o rosto. Por isso, Caio Cabral, diretor da Barbearia Dom Cabral, dá a dica: manter as mãos longe da barba ajuda a manter a higiene.E nem todo cuidado do mundo dispensa a higiene pessoal diária. Por ter fios mais grossos e crespos, a barba tem muita facilidade em acumular até mesmo impurezas do ar, como fumaça e poeira. Não tem outra opção: a higienização diária é imprescindível. Uma vez por dia deve-se dar aquela boa lavada com um shampoo específico para barba. Em caso de não se ter esse produto à disposição, um shampoo comum quebra o galho. “Só não é recomendado lavar com sabonete, pois ele resseca os pêlos”, alerta Caio.

Sobre o uso do condicionador, vale uma ressalva: ele é, sim, recomendado, mas deve ser utilizado com moderação. O condicionador, se utilizado na medida certa, ajuda a deixar a barba hidratada e sedosa, mas se for utilizado exageradamente pode deixar os fios muito oleosos, o que às vezes pode ajudar no desenvolvimento da caspa. O recomendado é utilizar o condicionador somente duas a três vezes por semana. E mais: se você é adepto dos óleos e balms para a barba, não se esqueça mesmo de lavá-la bem.

 

Veja as dicas para uma barba limpa e saudável:

1 – Cuidado com as mãos! – Além de promover a queda dos fios, “brincar” demais com sua barba ajuda a levar bactérias e impurezas para o rosto. Por mais que acariciar sua barba te ajude a pensar, tente resistir!

2 – Lave todo dia – A higiene da barba deve ser diária. Aplique o shampoo e lave bem. Também tome cuidado na hora de enxaguar para não deixar resquícios de shampoo.

3 – Use condicionador, mas com moderação – O condicionador ajuda a barba a ficar macia e hidratada, mas o uso exagerado pode ajudar o aparecimento da caspa. Use somente 2 a 3 vezes por semana.

4 – Óleos e balms são bons, mas demandam higiene – Todos essas dicas são aplicadas no dia-a-dia de qualquer barbudo, mas mais ainda para aqueles que gostam de óleos e balms. Não deixe o produto acumular e não aplique duas vezes. Sempre lave a barba antes de usar.

 

Fotos: Reprodução

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista