PUBLICIDADE

3.0 - NEG√ďCIOSbrasileconomiagastronomia

Franquias de alimentação crescem 8,1% em faturamento no País

Alimenta√ß√£o √©, individualmente, o segmento de maior peso e um dos mais tradicionais e consolidados do franchising brasileiro. De acordo com o balan√ßo do desempenho do franchising, de junho de 2017 ao mesmo per√≠odo deste ano, do faturamento total de R$ 168,360 bilh√Ķes do setor, as redes de alimenta√ß√£o faturaram R$ 21,544 bilh√Ķes. Isso representa um crescimento de 8,1% na receita do segmento.

Al√©m da melhora de importantes indicadores macroecon√īmicos ‚Äď como a queda da infla√ß√£o e da taxa b√°sica de juros (Selic) e do leve aumento dos √≠ndices de confian√ßa do consumidor e da ind√ļstria ‚Äď o setor de franquias foi aquecido com a retomada da expans√£o das redes e com o crescimento de nichos espec√≠ficos, como os de alimenta√ß√£o saud√°vel. No caso do segmento de Alimenta√ß√£o, ele foi um dos beneficiados com a Copa do Mundo, que atraiu mais consumidores aos estabelecimentos nos dias de jogos.

Para este ano, as expectativas tamb√©m s√£o positivas para o mercado de food service em geral, que deve se recuperar da crise econ√īmica dos √ļltimos anos. O nicho de culin√°ria asi√°tica √© um dos mais tradicionais do segmento de Alimenta√ß√£o do franchising brasileiro. Representativo, corresponde a 9% dele. Segundo a √ļltima avalia√ß√£o da Pesquisa Setorial de Food Service da ABF, o subsegmento de comida asi√°tica cresceu 2% em faturamento em 2017. Como exemplo deste nicho, podemos destacar a rede Jin Jin, tradicional rede de culin√°ria asi√°tica que opera predominantemente em shopping centers.

Para manter sua trajet√≥ria de crescimento, a cada ano a rede traz inova√ß√Ķes para atrair mais clientes. Em 2018, al√©m do formato buffet na pra√ßa de alimenta√ß√£o e tamb√©m o modelo quiosque Jin Jin Sushi, a marca lan√ßou, na cidade de Londrina, a¬†primeira loja no modelo de container, juntamente com a rede Montana. O novo formato, que tem custo de investimento menor em rela√ß√£o √†s lojas tradicionais, amplia a atua√ß√£o para al√©m dos shoppings e inclui os servi√ßos de delivery e retirada no balc√£o.

Com 78 unidades distribu√≠das em 11 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, a Jin Jin conquistou o faturamento de R$150 milh√Ķes em 2017. A Jin Jin est√° em franca expans√£o. At√© o fim de 2018, a franqueadora visa os mercados do Nordeste e estado do Rio de Janeiro por meio de seus modelos de neg√≥cio. Sedo assim, a rede projeta um aumento de 15% no faturamento at√© o final do ano.

Foto: Divulgação

PUBLICIDADE