(Crédito: Reprodução)
Segundo maior em número de redes e unidades franqueadas do Brasil, o mercado fluminense de franquias faturou mais de R$ 16 bilhões em 2018, o que representa um crescimento de 6,2% na receita frente ao ano anterior, de acordo com balanço recente da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O levantamento da ABF mostra que o setor cresceu 19% em número de marcas, atingindo o patamar de 766 redes em operação, além de expandir em 12% o número de unidades, com 10.649 pontos de venda. A maioria das redes fluminenses atua nos mercados de Alimentação (33,2%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,5%), e Moda (13,6%),
“Mesmo com toda a instabilidade econômica ainda percebida em 2018, estes números refletem a força do mercado fluminense. O Estado possui grandes marcas e está enfrentando com profissionalismo e dedicação o desafiador cenário econômico”, afirma a presidente da Seccional Rio de Janeiro da ABF, Eliane Bernardino.
Além dos números animadores do ano passado, a presidente destaca a retomada dos índices de confiança dos consumidores e dos empresários nesses primeiros dois meses de 2019. “Isto tem gerado reaquecimento nas vendas e também na demanda de candidatos a franquias”, revela.