PUBLICIDADE

7.0 - MANUALcarros & motostecnologia

Impressão 3D cria peças para automóveis

A Ford est√° utilizando uma nova tecnologia de impress√£o 3D, a ‚ÄúStratasys Infinite Build‚ÄĚ, para a cria√ß√£o de pe√ßas automotivas de grande porte e acess√≥rios especiais para personaliza√ß√£o de ve√≠culos. Ela √© a primeira fabricante de ve√≠culos a usar este modelo de impressora 3D, capaz de desenvolver componentes como ‚Äúspoilers‚ÄĚ (pe√ßa dianteira aerodin√Ęmica) de absoluta perfei√ß√£o para aplica√ß√£o em seus futuros ve√≠culos de s√©rie e esportivos,¬†conforme mostra o v√≠deo¬†abaixo.

Por ser mais eficiente, acess√≠vel e √°gil, o sistema pode revolucionar o desenvolvimento de prot√≥tipos de pe√ßas e componentes em baixa produ√ß√£o para teste nos ve√≠culos: tem capacidade de imprimir pe√ßas de praticamente qualquer forma ou comprimento. A impressora ‚ÄúStratasys Infinite Build‚ÄĚ est√° instalada no Centro de Pesquisa e Inova√ß√£o da Ford em Dearborn, sede mundial da marca, nos Estados Unidos.

‚ÄúCom esse inovador dispositivo, podemos produzir componentes e acess√≥rios grandes e ganhar mais agilidade na cria√ß√£o dos projetos”, diz Ellen Lee, l√≠der t√©cnica de pesquisa de manufatura da Ford. “Estamos entusiasmados em ser os pioneiros a ter acesso √† nova tecnologia da Stratasys, que d√° grande precis√£o para as aplica√ß√Ķes automotivas.‚ÄĚ

Nova tendência

A impress√£o 3D est√° se tornando mais eficiente e acess√≠vel e as empresas come√ßam a utiliz√°-la em todo tipo de aplica√ß√£o, desde a √°rea aeroespacial √† educa√ß√£o e medicina. O mercado global dessa nova tend√™ncia deve chegar a US$ 9,6 bilh√Ķes at√© 2020, segundo os especialistas da Global Industry Analists.

Uma das vantagens da impressão 3D na área automotiva é a produção de peças mais leves para aumentar a economia de combustível. Um spoiler impresso em 3D, por exemplo, chega a pesar menos de metade da peça de metal.

A tecnologia também reduz os custos de produção de peças de baixo volume usadas em protótipos e carros de corrida. Além disso, a Ford poderia usar a impressão 3D para produzir acessórios e peças de acabamento personalizadas para os clientes.

Na impress√£o 3D, as especifica√ß√Ķes da pe√ßa s√£o transferidas do programa de design do computador para o computador da impressora, que analisa o projeto. O sistema ent√£o imprime uma camada de material de cada vez e as agrupa gradualmente para formar o objeto 3D acabado.

Quando o sistema detecta que o suprimento de matéria-prima acabou, um braço robótico substitui o recipiente automaticamente por um novo. Isso permite que a impressora funcione ininterruptamente por horas, ou mesmo dias, sem a necessidade de supervisão.

A impressão 3D ainda não oferece a rapidez necessária para produção em alto volume, mas tem um custo mais eficiente para a fabricação de poucas unidades. Pelos métodos tradicionais, para desenvolver uma peça como um novo coletor de admissão, por exemplo, um engenheiro precisaria criar um modelo em computador e esperar meses até o ferramental do protótipo ser produzido. Com a impressão 3D, a Ford pode imprimir o mesmo componente em alguns dias e por um custo muito menor.

 

Fotos e vídeo: Reprodução

PUBLICIDADE