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Honda mostra o inovador Clarity Fuel Cell no Salão do Automóvel de São Paulo

A Honda exibe durante a 29ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo o inovador Clarity Fuel Cell, seu carro movido por meio de célula de combustível de hidrogênio (FCV). Atualmente, o sedã é apenas vendido no mercado japonês. Trata-se do primeiro sedan de cinco passageiros que adota esse tipo de tecnologia de abastecimento, oferecendo alto nível de praticidade de um automóvel e o apelo de um carro que está à frente de seu tempo.

Aliado √† efici√™ncia da motoriza√ß√£o el√©trica de 130 kW o Clarity adota um tanque de alta press√£o de hidrog√™nio, de 70 Mpa, que permite uma autonomia de aproximadamente 750 km e classifica o Clarity Fuel Cell como o carro mais eficaz entre os ve√≠culos de emiss√£o zero. O tanque de hidrog√™nio pode ser abastecido em cerca de tr√™s minutos, com uma facilidade equivalente a um autom√≥vel movido a gasolina.PrintO Clarity Fuel Cell traz design exterior que alia dinamismo e eleg√Ęncia, al√©m de condu√ß√£o suave e silenciosa. O sed√£ tamb√©m pode converter o hidrog√™nio dos tanques em eletricidade para abastecer uma casa por at√© sete dias. Basta conectar o autom√≥vel a um dispositivo port√°til chamado Power Exporter 9000, que o Clarity Fuel Cell se transforma em uma ‚Äúusina de for√ßa sobre rodas‚ÄĚ, fornecendo eletricidade para a resid√™ncia no momento de falta de energia da rede p√ļblica.

No primeiro ano de comercializa√ß√£o do modelo no Jap√£o, a Honda foca nas vendas para √≥rg√£os do governo local e empresas com os quais j√° mant√©m parceria para a populariza√ß√£o dos FCVs. Durante esse per√≠odo, a marca vai apurar informa√ß√Ķes sobre o uso do Clarity Fuel Cell, assim como do dispositivo de energia externa, e compilar as diversas opini√Ķes e solicita√ß√Ķes dos usu√°rios, para depois iniciar as vendas aos consumidores individuais.PrintO Clarity √© produzido na unidade de Takanezawa (munic√≠pio de Tochigi, no Jap√£o) em um volume inicial de 200 unidades ao ano. A expectativa futura √© lan√ßar o Clarity Fuel Cell na Europa e Estados Unidos.

Tecnologia Honda FCV

A Honda foi uma das primeiras fabricantes de automóveis a focar no hidrogênio como uma possível solução para problemas como o aquecimento global e o esgotamento dos combustíveis fósseis. A fabricante tem posicionado o FCV, que emite apenas vapor de água, como o mais avançado veículo ambientalmente responsável e adotou uma postura pró-ativa para pesquisa e desenvolvimento de automóveis movidos a célula de combustível desde o final da década de 1980.

Em 2002, o Honda FCX se tornou o primeiro ve√≠culo de c√©lula de combust√≠vel no mundo a ser certificado pela U.S. Environmental Protection Agency (EPA, ag√™ncia de prote√ß√£o ambiental dos Estados Unidos) e pelo California Air Resources Board (CARB). Com essas certifica√ß√Ķes, a marca come√ßou a comercializar o FCX no Jap√£o e nos EUA. Em 2008, a Honda iniciou as vendas do FCX Clarity, um sedan que contou com um pacote inovador de equipamentos, oferecendo uma experi√™ncia de condu√ß√£o sem precedentes. O novo Clarity Fuel Cell foi desenvolvido com base em v√°rias tecnologias j√° utilizadas em modelos anteriores, buscando a facilidade de uso e a alta performance.

Com o objetivo de contribuir para uma futura sociedade sustent√°vel adepta √† energia de hidrog√™nio e para proporcionar liberdade de mobilidade, a Honda continuar√° assumindo novos desafios para o desenvolvimento de tecnologias, incluindo a esta√ß√£o de hidrog√™nio inteligente (Smart Hydrogen Station), FCVs e dispositivos de alimenta√ß√£o de energia externa sob o conceito de ‚Äúgerar, utilizar e ficar conectado‚ÄĚ.

Fotos: Divulgação

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